Data de publicação: 14 de Março de 2022, 19:25h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:34h
O Ministério da Educação decidiu reabrir as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) por mais 24 horas nesta terça-feira (15). O calendário original previa encerramento na sexta-feira (11), mas o ministério prolongou o prazo, após muitos candidatos sofrerem com instabilidades no site do programa. O site vai encerrar as inscrições às 23h59 desta terça-feira.
Faça sua inscrição por aqui.
É necessário que o estudante tenha login no Portal Único. O candidato deve ter em mãos documentos que contenham as informações do CPF, comprovante de residência e comprovante de rendimento. O estudante insere digitalmente as informações, depois seleciona a instituição e o curso para o qual deseja o financiamento. É possível colocar até três opções. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 18 de março. Quem for selecionado deve procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição que ofereceu a vaga para apresentar os documentos que comprovam as informações prestadas na inscrição.
Para fazer o cadastro, o candidato tem de ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, ter tirado nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. O estudante não pode estar matriculado em cursos de graduação ou pós-graduação à distância.
Tradicionalmente, são elegíveis para o Fies pessoas com renda familiar entre 3 e 5 salários mínimos. Mas neste ano a novidade é para quem tem renda per capita inferior a 3 salários mínimos, o FIES lançou neste ano um contrato com taxa zero de juros.
Pelo Fies, o estudante tem parte ou integralmente sua mensalidade paga para a faculdade pela instituição bancária. Depois de concluído o curso, o estudante tem um prazo para começar a pagar o empréstimo.
PROUNI: Último dia para comprovar informações da 1ª chamada
FIES: estudantes inadimplentes podem renegociar suas dívidas a partir desta segunda-feira (7)
Calendário
- Dia 15 de março - reabertura da inscrição;
- Dia 18 de março - resultado da chamada única e divulgação de lista de espera (os candidatos automaticamente entram nesta lista);
- De 21 a 23 de março - prazo para completar as inscrições dos pré-selecionados na chamada regular;
- De 24 de março a 4 de maio - convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera para as vagas remanescentes.