O domingo (30) será marcado pela presença de instabilidade na maior parte da Região Sudeste.
Em Minas Gerais, a previsão indica volumes de chuva principalmente no Centro, Triângulo, Zona da Mata e porções do Norte e Leste do estado. Municípios como Patos de Minas, Montes Claros, Governador Valadares e Uberlândia podem ter chuva em diferentes momentos do dia.
No estado de São Paulo, a maior parte do território também terá chance de pancadas de chuva, inclusive no interior. Entre Campinas, Ribeirão Preto e cidades próximas à divisa com Minas, a instabilidade deve persistir. Na capital e região metropolitana, o tempo alterna entre nuvens e aberturas de sol, com chuva isolada.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o domingo será de nebulosidade predominante, com registro de chuva em áreas da Região Serrana, Região Metropolitana e litoral. Cidades como Niterói, Petrópolis, Angra dos Reis e Vitória devem ter períodos de instabilidade.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C, em Belo Horizonte. Já a máxima pode chegar até 33°C, no Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).