PREVISÃO DO TEMPO: Alerta de vendaval e chuvas intensas para o Sudeste nesta terça-feira (21)

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 10°C, em São Paulo e Minas Gerais. Já a máxima pode chegar até 26°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 100%

  • Repórter
  • Data de publicação:
  • Atualizado em:
Brasil 61

Seu navegador não suporta áudio HTML5

Áudio (01:05s)


 

A previsão do tempo para a região Sudeste do país, nesta terça-feira (21), indica condições de vendaval e chuvas acumuladas em alguns estados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para vendaval em São Paulo e Minas Gerais, além de perigo de acumulado de chuva no Espírito Santo.

Em São Paulo, a região que vai de Campinas até o litoral sul será atingida por nevoeiro, afetando municípios como Piracicaba, Capão Bonito, Ponto Feliz e Leme, o que pode reduzir a visibilidade e causar transtornos. 

Já em Minas Gerais, muitas nuvens cobrem a região central, incluindo cidades como Diamantina, Paulistas e Nova Era, com precipitações previstas para a região norte, afetando São João do Paraíso, Januária e Monte Azul. 

No Espírito Santo, há possibilidade de chuvas acumuladas em municípios como Pinheiros, Montanhas e São Mateus. No Rio de Janeiro, o tempo permanece claro durante todo o dia, com céu aberto e sem previsão de chuvas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 10°C,em São Paulo e Minas Gerais. Já a máxima pode chegar até 26°C, em Belo Horizonte. A  umidade relativa do ar varia entre  30% e 100%.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).