PREVISÃO DO TEMPO: Centro-Oeste tem variação de sol e chuva neste sábado (18)
Em Mato Grosso do Sul, o tempo deve variar entre sol e nuvens, com pancadas isoladas pela manhã nas regiões sul e sudoeste, em cidades como Dourados, Ponta Porã e Aquidauana
Seu navegador não suporta áudio HTML5
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de chuvas intensas para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e uma pequena região do sudoeste de Goiás neste sábado (18).
Pela manhã, Mato Grosso apresenta céu parcialmente nublado e possibilidade de pancadas isoladas em áreas do sudoeste e centro-sul, com destaque para municípios como Cuiabá, Rondonópolis e Campo Verde. Já o norte e nordeste do estado seguem com tempo firme e ensolarado, favorecendo temperaturas elevadas.
Em Mato Grosso do Sul, o tempo deve variar entre sol e nuvens, com pancadas isoladas pela manhã nas regiões sul e sudoeste, em cidades como Dourados, Ponta Porã e Aquidauana. À tarde, as chuvas se intensificam e se espalham por boa parte do território, com risco de trovoadas.
Em Goiás, o sol predomina na maior parte do estado, com tempo firme nas regiões Leste e Norte, em municípios como Goiânia, Anápolis e Luziânia. No entanto, municípios do sudoeste goiano, como Jataí, Mineiros, Caiapônia e Rio Verde, podem registrar pancadas rápidas e isoladas de chuva ao longo do dia.
Já no Distrito Federal, o tempo permanece estável, com céu claro.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 19°C, em Brasília. Já a máxima deve chegar a 35°C, em Cuiabá. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 95%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).