LOC.: Em fevereiro, os preços da indústria registraram uma variação de 0,06% em comparação com janeiro de 2024. Esse foi o primeiro resultado positivo após três meses consecutivos de queda. Nesse período, 14 das 24 atividades industriais apresentaram aumentos nos preços. As informações foram levantadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
O gerente de análise e metodologia do IBGE, Alexandre Brandão, aponta que os principais responsáveis por esse resultado foram os setores de alimentos, metalurgia, indústrias extrativas e refino de petróleo e biocombustíveis.
TEC./SONORA: Alexandre Brandão, gerente de análise e metodologia do IBGE
“Alimento que responde à 25% da indústria teve a influência mais intensa e negativa, -0,35 pontos percentuais (p.p.) na variação de 0,06%. Depois, metalurgia com 0,12 p.p., depois indústrias extrativas com 0,09 p.p., e por fim, refino com 0,08 p.p."
LOC.: Em fevereiro, a variação de preços da metalurgia foi de 2,03% em relação ao mês anterior, marcando o terceiro resultado positivo consecutivo nesse indicador e registrando a maior alta desde maio de 2022.
Os preços das indústrias extrativas registraram pelo terceiro mês consecutivo uma variação média positiva de 1,79%.
O economista Luigi Mauri aponta que o setor não costuma trazer muitas surpresas com relação à variação de preços, mas alerta que quem produz e consome deve ficar atento ao valor do dólar.
TEC./SONORA: Luigi Mauri, economista
“Porque o dólar recentemente avançou na barreira dos 5 reais. Então esse é um fator que tem um potencial muito grande de afetar toda a indústria, porque os industriais estão comprando maquinários produtos do exterior para produzir.”
LOC.: O economista também destaca que hoje existe o programa de incentivo à indústria, a Indústria 2.0, do governo, que está em vigência para trazer uma linha de créditos — e com isso, pode haver a expectativa de que haja um barateamento dos materiais industriais. Ele conclui que o setor deve ficar estável nos próximos meses.
Reportagem, Nathália Guimarães