Imagem Brasil 61
Imagem Brasil 61

PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (6) com instabilidades no Sudeste

Inmet alerta para perigo potencial de tempestade em SP, MG, RJ e ES; temperaturas variam entre 14°C e 32°C

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A previsão do tempo para a região Sudeste do país, nesta quinta-feira (6), é de instabilidades ao longo do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre perigo potencial de tempestade, no período da manhã, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais e quase todo estado de São Paulo, exceto em Rosana e Nova Campina. Há também o alerta de perigo potencial de ventos costeiros no litoral sul paulista, em Cananéia.

De manhã, predominam muitas nuvens em todos os estados. Pancadas de chuva atingem todo Rio de Janeiro, Espírito Santo e em Minas Gerais, exceto nas proximidades de Campina Verde. O dia começa com possibilidade de granizo em todo território capixaba, no norte e noroeste do Rio de Janeiro, e do norte mineiro à Zona da Mata, como nos municípios de Montes Claros e Muriaé. 

À tarde, segue dominante o céu com muitas nuvens em todos estados. As pancadas se estendem na costa fluminense, capixaba e paulista, enquanto pancadas de chuva com trovoadas isoladas afetam o norte de Minas, em São Francisco, e noroeste de São Paulo, em Presidente Prudente. As pancadas com possibilidade de queda de granizo seguem no norte do Espírito Santo, em Linhares.

A noite é marcada por céu com poucas nuvens em todo Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Em Minas, chuvas isoladas e pancadas de chuva com trovoadas se concentram no norte do estado, como também a possibilidade de queda de granizo, que se acumula desde Januária a Águas Vermelhas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C em São Paulo. Já a máxima pode chegar até 32°C, em Belo Horizonte. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

O que é granizo? 

Precipitação originada de nuvens convectivas, sobretudo cumulonimbus, que atinge o solo em forma de esferas ou fragmentos irregulares de gelo. Quando o diâmetro das partículas é ≥ 5 mm, classificam-se como granizo; partículas menores são classificadas como granizo miúdo e/ou neve granulada (graupel). Em boletins METAR, utiliza-se ‘GR’ para granizo e ‘GS’ para granizo miúdo/neve granulada. Unidades isoladas são chamadas de ‘pedras de granizo’.

5 motivos para acompanhar as previsões do tempo

  • Agricultura: garantia de uma boa colheita;
  • Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
  • Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
  • Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
  • Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.

Importância das observações meteorológicas no INMET

As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.