Imagem: Divulgação Sistema Único de Assistência Social
Imagem: Divulgação Sistema Único de Assistência Social

Censo SUAS 2021 abre período de preenchimento nesta segunda-feira (20)

Prazo vai até 10 de dezembro. Municípios que deixarem de preencher os dados podem ter seus repasses de recursos federais interrompidos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

ÚLTIMAS SOBRE BRASIL


A partir desta segunda-feira (20), estará disponível para preenchimento o Censo SUAS 2021. Realizado anualmente no segundo semestre do ano, o método é utilizado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no País, de forma a monitorar as unidades, atividades, programas e serviços prestados, além do perfil dos trabalhadores da área.

O preenchimento do questionário será realizado através de sistema eletrônico e é necessário ter cadastro no site Gov.br. O prazo se encerra no dia 10 de dezembro, tendo período de ratificação dos dias 13 a 17 do mesmo mês.

Iniciado em 2007 e regulamentado pelo Decreto 7.334/2010, o Censo funciona como uma ferramenta fundamental para orientar as ações de planejamento e gestão do SUAS em todo o Brasil, auxiliando não apenas ações do Governo Federal, mas também ações estaduais e municipais. Com isso, o Censo acaba por contribuir no aprimoramento e qualificação dos serviços prestados à população. Os municípios que deixarem de preencher os dados podem sofrer penalidades, como a interrupção do repasse dos recursos federais e impactar a continuidade da execução dos serviços socioassistenciais.

BLOQUEADO: 52 municípios não receberão parcela do FPM referente a 2° decêndio de setembro

Congresso discutirá orçamento para educação e prejuízos no campo causados por geadas

Segundo dados do Censo SUAS 2020, foram contabilizados 8.403 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em todo o Brasil, com a maior quantidade no estado de Minas Gerais com 1.178 unidades. Os números referentes ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em 2020 ainda não foram divulgados.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.