Data de publicação: 10 de Novembro de 2023, 15:15h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:33h
Acontece neste domingo (12) a segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, quando os candidatos realizam as provas de Matemática e Ciências da Natureza. E nesta reta final, os 3,9 milhões de estudantes inscritos precisam adotar estratégias para controlar a ansiedade e garantir a tranquilidade necessária para fazer uma boa prova.
Cuidar da saúde mental e não querer passar os últimos dias antes do exame estudando novos conteúdos é fundamental. O indicado é fazer uma revisão das questões ou rever algumas fórmulas. Neste momento, é mais importante tentar se distrair para evitar a tensão da véspera.
É o que a estudante Maria Eduarda Gonçalves, de 18 anos, decidiu fazer. No sábado ela optou por sair com as amigas. “É muita pressão, você fica pensando se vai passar ou não… A minha estratégia é dormir cedo para dar conta do dia, estudar, e me distrair um pouco”, conta.
O psicólogo Augusto Jimenez explica que esse é o caminho para estar bem no dia da prova, mas ele ainda acrescenta outras três dicas básicas para ter sucesso no Enem: fazer atividades físicas, respeitar o seu tempo e contar com apoio psicológico. “Dormir bem é essencial, porque é à noite que o nosso cérebro realmente vem a executar funções necessárias no bom funcionamento, ajudando muito no aprendizado diário”.
Por se tratar de um período de escolhas sobre futuro e carreira para muitos jovens, a ansiedade costuma estar em alta e o apoio psicológico é valioso. “Ajuda a identificar e entender os seus sentimentos e é uma das chaves para uma saúde psíquica ainda melhor”, observa Jimenez.
Provas
O Enem é composto por 180 questões objetivas e uma redação. A primeira etapa foi realizada no último domingo (5), com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo dia de provas, são 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
O exame começa às 13h30 e vai até as 18h30, mas os portões dos locais de prova são fechados às 13h (horário de Brasília). O gabarito oficial será divulgado no dia 24 de novembro e os resultados estão previstos para 16 de janeiro de 2024.
O Enem é atualmente a principal forma de ingresso na educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados também são utilizados para programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).