
Voltar
LOC.: Artistas visuais de Goiás têm até o dia 13 de maio para se inscrever no edital do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, o Fica 2026. A seleção vai definir propostas que irão compor as exposições do evento, marcado para acontecer entre os dias 17 e 21 de junho, na cidade de Goiás.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às CINCO HORAS DA TARDE, exclusivamente pela internet, na plataforma Plateia Editais.
Podem participar artistas residentes em qualquer município do estado. Ao todo, serão escolhidas DEZ propostas, distribuídas em TRÊS categorias: artistas da cidade de Goiás, artistas do interior — com exceção de Goiânia — e artistas de qualquer região goiana.
Cada projeto selecionado recebe QUATRO MIL REAIS, em valor bruto, como incentivo à participação.
As propostas podem contemplar diversas linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura, videoarte, além de instalações e objetos.
Todas devem dialogar com o tema desta edição: “Água e Clima no Brasil das Nascentes”.
As exposições devem ocorrer, prioritariamente, no Museu Palácio Conde dos Arcos, com entrada gratuita durante todo o festival.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: habilitação e avaliação artística. O resultado final está previsto para o dia 26 de maio.
Reconhecido nacionalmente, o Fica reúne cinema, cultura e meio ambiente, promovendo debates e o intercâmbio entre artistas, pesquisadores e o público.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site oficial do festival. O endereço é www.fica.go.gov.br.
Reportagem, Marquezan Araújo