
Voltar
LOC.: Os mais de CINCO MIL E QUINHENTOS municípios brasileiros recebem, na sexta-feira, 10, o primeiro repasse de outubro do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM.
O valor total é de MAIS DE QUATRO BILHÕES E OITOCENTOS MILHÕES de reais e representa recuo de 2% em relação ao repasse do mesmo período do ano passado.
O assessor de orçamento Cesar Lima aponta que o repasse é reflexo do bloqueio no orçamento do governo na ordem de R$ 12,1 bilhões para atendimento das regras fiscais.
Segundo o especialista, o quadro requer cautela dos gestores municipais – já que não há como saber sobre a permanência de repasses menores até o final de 2025 e há despesas previstas.
LOC.: Cesar Lima, assessor de orçamento
“Temos cenário de quase estabilidade, mas uma estabilidade com viés de baixa, com viés negativo. Então, é bom para que os gestores municipais se programem para talvez uma queda que possa ocorrer aí até o final do ano. Então, temos aí já chegando a questão de 13º, muitas coisas a serem pagas aí pelos gestores municipais. É bom se precaver diante desse resultado que está ocorrendo agora”
LOC.: O FPM é composto por parte da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI, repassada pela União. O fundo é uma das principais fontes de receita das prefeituras, principalmente das cidades de pequeno e médio porte.
São Paulo e Minas Gerais ficaram com as maiores parcelas neste decêndio. O estado paulista recebe QUINHENTOS E NOVENTA E UM MILHÕES, QUATROCENTOS E SETENTA E CINCO MIL REAIS. Já o repasse para Minas ultrapassa QUINHENTOS E OITENTA E OITO MILHÕES.
Já o Amapá, com apenas 16 municípios, receberá UM MILHÃO E CEM MIL REAIS, sendo o menor valor entre os estados.
Para saber quanto o seu município recebeu neste repasse do FPM acesse brasil61.com e confira.
Reportagem, Bianca Mingote