LOC.: Os motoristas paranaenses têm até esta sexta-feira, dia 19, para pagar o IPVA de 2024. Os contribuintes podem aproveitar para quitar à vista com o desconto de 6%, ou realizar o pagamento da primeira parcela em cinco quotas, sem desconto.
O consultor financeiro Jônatas Bueno destaca que a decisão entre efetuar o pagamento à vista ou optar pelo parcelamento do IPVA deve ser baseada na situação financeira específica de cada família.
TEC./SONORA: Jônatas Bueno, educador financeiro
"A maior parte dos brasileiros não têm qualquer tipo de reserva financeira. Nesses casos, vale a pena pensar se existe a possibilidade fazer um esforço nos primeiros meses do ano para quitar à vista. Se não existir, fica fora de cogitação pagar o IPVA à vista. Então, a pessoa deve parcelar na menor quantidade de vezes possível."
LOC.: Segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná, os contribuintes devem gerar as guias de recolhimento por meio do Portal IPVA ou pelo Portal de Pagamentos de Tributos. O pagamento pode ser realizado à vista via pix ou pelo cartão de crédito, que permite o parcelamento em até 12 vezes, com a cobrança de juros pelas instituições financeiras dos cartões.
O advogado tributarista Matheus Almeida informa que o não pagamento ou o atraso no pagamento do IPVA pode resultar na aplicação de juros e multas, além da possibilidade de perder o direito de circulação do veículo.
TEC./SONORA: Matheus Almeida, advogado tributarista
“É muito importante estar com o IPVA em dia, uma vez que, juntamente com esse imposto é pago também o licenciamento. E esse tributo é que garante a você, proprietário de veículo automotor, o direito de circular livremente. E, caso você esteja com o documento atrasado, é possível que você tenha a circulação restrita do seu veículo”.
LOC.: O calendário de pagamento está disponível no portal brasil61.com e no site www.contribuinte.fazenda.pr.gov.br.
Reportagem, Nathália Guimarães