LOC.: Os brasileiros incorporam cada vez mais hábitos de consumo consciente e atitudes sustentáveis na rotina diária. É o que aponta uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, que revela que 81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes. Em 2022, o índice era de 74%.
Nos últimos seis meses, de acordo com o levantamento, 90% dos cidadãos evitaram desperdício de água, 74% reutilizaram água e 89% evitaram desperdício de energia. O gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, explica que existem variáveis “importantes” dentro do processo de compra de alimentos orgânicos ou que preservam o bem-estar animal, a exemplo do preço.
TEC./SONORA: Gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo
“Hoje, produtos mais sustentáveis ainda são mais caros que os produtos tradicionais. Mas nós percebemos que hoje há uma disposição em gastar um pouco mais no acesso do produto mais sustentável pelos impactos que ele traz em termos de sustentabilidade.”
LOC.: O levantamento da CNI indica ainda que 33% dos entrevistados compram produtos que preservam o bem-estar animal apenas se o preço for igual, 22% compram apenas se o preço for um pouco mais caro — e 21% compram mesmo se for muito mais caro!
Reportagem, Nathália Guimarães