Foto: Arquivo/Agência Brasil
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Paraná: Matrículas para EJA terminam em dia 18 de agosto

Programa oferece a oportunidade para quem interrompeu estudos de completar ensino fundamental ou médio em período de tempo mais curto

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O período de matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná, relativo ao segundo semestre, vão até 18 de agosto. A EJA oferece a oportunidade para aqueles que interromperam seus estudos para completar o ensino fundamental ou médio em um período de tempo mais curto.

Anderson Muniz Canizella, coordenador da EJA no Paraná, explica que a modalidade é ofertada para o ensino fundamental fase dois e ensino médio. “Atualmente, a modalidade em si funciona nas escolas estaduais no turno da noite e também temos centros de educação básica voltados para educação de jovens e adultos que podem estar funcionando no período de manhã, tarde e noite”, explica.

Para cursar o ensino fundamental dois, que vai do 6° ano ao 9° ano, o aluno precisa ter 15 anos completos e o curso dura quatro semestres. Já para o ensino médio, é preciso ter 18 anos completos e a duração é de três semestres.

“Atendendo esses requisitos, qualquer estudante que tenha, no caso do fundamental fase dois, quinze anos, e no ensino médio, 18 anos completos, podem estar procurando qualquer uma das escolas que ofertam a modalidade da Educação de Jovens e Adultos e iniciar os seus estudos”, garante.

Rosangela Tasca, professora de Educação Física da EJA há cerca de 25 anos, comenta que a educação de jovens e adultos é uma modalidade educacional para atender os estudantes trabalhadores, que, geralmente por possuírem uma idade mais defasada em relação a série que irão cursar, optam pelo programa.

“Em uma escola de educação de jovens e adultos, o professor atuante ali na sala preza muito o conhecimento que esse aluno já possui, que ele traz da vida dele, que por vezes ultrapassa até os conhecimentos escolares”, conta.

Veja Mais:

Brasil atingiu apenas 40% das matrículas na eduçação profissional estipuladas para 2024
São Paulo: TeleUTI reduz em quatro vezes taxa de mortalidade
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.