A previsão do tempo para o Sul do país, nesta terça-feira (18), indica céu de muitas nuvens para toda a região, exceto a sudoeste do Rio Grande do Sul, com probabilidade de chuva para o norte e leste da região.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, exceto para o centro-sul do Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para todo o estado do Paraná e nordeste de Santa Catarina. Há ainda previsão de pancadas de chuva isoladas para o oeste e centro-sul catarinense, além do norte do Rio Grande do Sul.
À tarde, as chuvas recuam no extremo-oeste de Santa Catarina e extremo-nordeste gaúcho, mas as pancadas de chuva com trovoadas avançam no nordeste do Rio Grande do Sul. No centro-leste do Paraná e nordeste catarinense, as chuvas vêm acompanhadas de possibilidade de queda de granizo.
Durante a noite, as chuvas recuam no centro-oeste catarinense e no oeste do Paraná, sem chance de queda de granizo. Ainda há previsão de pancadas de chuva no centro-leste paranaense e de Santa Catarina, e no nordeste gaúcho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de tempestades para todo o estado do Paraná e para a porção norte de Santa Catarina.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Curitiba e Porto Alegre. Já a máxima pode chegar até 28°C, também em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).