Data de publicação: 05 de Fevereiro de 2026, 18:00h, Atualizado em: 05 de Fevereiro de 2026, 18:00h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de acumulado de chuva para estados da Região Nordeste nesta sexta-feira (6).
No Maranhão, o dia será marcado por tempo mais estável, especialmente no sul do estado, mas há possibilidade de queda de granizo em municípios como Alto Parnaíba e Balsas.
No Piauí, o cenário se repete no sul piauiense, com chance de granizo em Bom Jesus e Riacho Frio.
No Ceará, a expectativa é de muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada ao longo do dia, principalmente em áreas do interior do estado.
No Rio Grande do Norte, pode chover em áreas do oeste potiguar, atingindo municípios como Mossoró, Felipe Guerra e Upanema.
Na Paraíba e em Pernambuco, a chuva deve se concentrar em áreas do interior dos dois estados, enquanto o litoral segue com variação de nebulosidade.
Já em Alagoas e Sergipe, a previsão é de tempo estável, com poucas nuvens ao longo do dia.
Na Bahia, o tempo segue instável no oeste baiano, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas em Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves e Formosa do Rio Preto.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 24°C em Maceió. Já a máxima pode chegar a 32°C, em Teresina. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 100%.
O QUE É GRANIZO?
Precipitação originada de nuvens convectivas, sobretudo cumulonimbus, que atinge o solo em forma de esferas ou fragmentos irregulares de gelo. Quando o diâmetro das partículas é ≥ 5 mm, classificam-se como granizo; partículas menores são classificadas como granizo miúdo e/ou neve granulada (graupel). Em boletins METAR, utiliza-se ‘GR’ para granizo e ‘GS’ para granizo miúdo/neve granulada. Unidades isoladas são chamadas de ‘pedras de granizo’.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).