A previsão do tempo para a Região Sul do país, neste sábado (27), indica variações meteorológicas entre os estados, com destaque para o alerta de perigo potencial e perigo de tempestades, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As áreas do Noroeste, Nordeste, Centro Ocidental, Centro Oriental e Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (RS), assim como as regiões Serrana, Sul e Oeste de Santa Catarina (SC), registram elevada cobertura de nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas.
O restante do território do RS apresenta alta nebulosidade, com pancadas de chuva e trovoadas.
Em contraste, o estado do Paraná (PR) e as demais áreas de SC devem ter condições mais estáveis, com predominância de céu claro e presença de nuvens. Contudo, o Inmet aponta para grande perigo de onda de calor nas regiões.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 21°C em Curitiba. Já a máxima pode chegar até 33°C em Florianópolis. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 100%.
O que é onda de calor?
Período de cinco ou mais dias consecutivos em que a temperatura máxima diária supera, em pelo menos 5 °C, a média climatológica da temperatura máxima para aquele mês e local.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).