Foto: Marcelo Carvalho/Arquivo pessoal
Foto: Marcelo Carvalho/Arquivo pessoal

SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO: Após alagamento que deixou milhares de desabrigados, nível da água do rio Santa Bárbara começa a baixar

O Rio Santa Barbara transbordou e tomou conta das ruas e casas cidade

Salvar imagem

O município de São Gonçalo do Rio Abaixo, localizado na região Central de Minas Gerais, ficou alagado após as chuvas que atingem o estado nos últimos dias. O Rio Santa Bárbara transbordou e tomou conta das ruas e casas cidade. Segundo a prefeitura, 3 mil pessoas ficaram desabrigadas. Uma criança de 11 anos morreu, ao ser soterrada dentro de casa.

O locutor e repórter Marcelo Carvalho, da rádio São Gonçalo FM, relata que a enchente começou a atingir a cidade na última sexta-feira (7). Uma das áreas mais afetadas foi a central, como mostram os vídeos feitos pelos comerciantes e compartilhados pelo jornalista. 

O vídeo abaixo mostra a enchente na rua Henriqueta Rubim, onde as águas tomaram uma ponte. 

O segundo vídeo foi feito na rua comercial Augusto Pessoa.

"A defesa civil soltou uma nota informando que hoje dia 13 o rio está em nível que não apresenta mais perigo para a população devido a represa do Peri apresentar uma afluência dentro da normalidade, a defluência que ainda está um pouco alta devido a represa estar com a porcentagem de volume útil alto mas não apresenta risco de inundação não ruas", relata Marcelo.

Segundo comunicado, a prefeitura de São Gonçalo diz que "auxilia os moradores na limpeza das casas, comércios e também atua higienização das ruas da cidade". Há a distribuição de kits de limpeza com "vassoura, rodo, buchas, água sanitária, detergente, pano de chão, entre outros itens.
Limpeza".

Informou ainda que a Defesa Civil recomenda às famílias de área de risco que não retornem para suas casas devido ao risco geológico, como deslizamentos, por exemplo.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.