Data de publicação: 24 de Junho de 2023, 10:45h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
Doadores de sangue do tipo A + e B + estão sendo orientados para adiarem ou agendarem suas doações devido ao estoque excessivo desses tipos sanguíneos. Essa medida temporária visa evitar o descarte de bolsas de sangue por vencimento e garantir uma administração eficiente do estoque.
Ainda com o estoque em alta, o hematologista e hemoterapeuta associado da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), Denys Fujimoto destaca a importância da doação de sangue, já que a transfusão de sangue é uma prática terapêutica muito utilizada nos hospitais para o tratamento de diversos tipos de pacientes.
“Então assim, não só a parte do sangue dos glóbulos vermelhos, mas também é muito importante a doação de sangue para obtenção de outros componentes do sangue, como plasma que ajuda muitos pacientes que têm problemas de coagulação de sangue, que tem tendência a sangramento, hemorragia e pacientes que tem plaquetas baixas”, explica.
Atualmente, o armazenamento de bolsas de sangue do tipo A + e B + apresenta um superávit de 400% e 800%, respectivamente. Por isso, os doadores estão sendo instruídos a adiar ou agendar suas doações de acordo com a necessidade de reposição dos estoques. No entanto, a demanda por doações de sangue dos tipos O + e O - permanecem normais.
Agendamento
O agendamento pode ser feito via ligação direta ao setor de captação, pelos números: (92) 3655-0270/ (92) 3655-0140.