LOC.: Um edital no valor de R$ 42 milhões será lançado pela Petrobras e pelo BNDES para ações de reflorestamento no Pantanal e no Cerrado. A divulgação ocorreu durante atividade promovida pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, na COP28, em Dubai.
O documento “Corredores de Biodiversidade” vai viabilizar recursos para desenvolvimento de até nove projetos, em locais estratégicos desses biomas, voltados para a restauração de florestas.
Juntos, o Pantanal e o Cerrado ocupam cerca de 2 milhões de km². O gerente de projetos ambientais da Petrobras, Gregório Araújo, explica por que os dois biomas foram escolhidos.
TEC./SONORA: Gregório Araújo - gerente de projetos ambientais da Petrobras
“São áreas que precisam ser dinamizadas o restauro, além disso são de valor ecológico muito grande, por isso corredores de biodiversidade. No Cerrado, 30% das espécies do Brasil e 5% das espécies mundiais vivem lá, 12 bacias hidrográficas nascem no território. E é fundamental também para a sustentabilidade do Pantanal, que, por sua vez, é a maior superfície alagada e tem a maior concentração de mamíferos por metro quadrado do mundo”.
LOC.: A abertura do edital está prevista para o dia 18 de dezembro. Podem participar instituições sem fins lucrativos, com no mínimo dois anos de funcionamento, como associações civis, fundações privadas e cooperativas. A iniciativa tem parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, o Funbio.
Reportagem, Yumi Kuwano.