LOC: O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) das pequenas indústrias registrou alta pela primeira vez em cinco meses. Em agosto, o índice subiu de 49,3 para 51,1 pontos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, destacou a importância desse aumento.
TEC./SONORA: Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI
“O fato da confiança estar bastante espalhada e intensa em vários dos setores industriais, portes de empresa e regiões é bastante importante. Esse sentimento positivo mostrado pela pesquisa da indústria nesse mês de agosto, ele pressupõe um melhor momento da indústria, antecipa o que pode ser, um aumento da produção, um aumento do emprego e do investimento, de uma forma geral, para toda a indústria, desde dos pequenas empresas, médias e grandes setores de atividade. É bastante importante perceber que as pequenas entraram agora no momento de maior confiança, normalmente depois de um período de dificuldades econômicas.”
LOC: A confiança também cresceu entre as indústrias de médio e grande porte. Nas médias, o ICEI subiu para 51,9 pontos, e nas grandes, para 53,1 pontos. Além disso, a confiança retornou à indústria do Sul do país, após quatro meses de dificuldades devido às enchentes.
LOC: Em agosto, todas as regiões do Brasil mostraram otimismo: Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. O ICEI também avançou em 19 dos 29 setores industriais analisados, com destaque para produtos de minerais não metálicos, vestuário e acessórios, entre outros.
Reportagem Mireia Vitoria, narração, Marquezan Araújo