Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação

MIDR reconhece a situação de emergência em três cidades gaúchas afetadas pela estiagem

Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quinta-feira, 24 de abril, a situação de emergência nas cidades gaúchas de Boqueirão do Leão, Itatiba do Sul e Montauri, afetadas pela estiagem.

Com o reconhecimento, os municípios estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explica como os repasses podem ser aplicados.

"Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”

Até o momento, o Rio Grande do Sul tem 216 reconhecimentos vigentes, dos quais 201 por estiagem, cinco por chuvas intensas, cinco por vendaval, três por queda de granizo e dois por enxurradas.

Para saber mais sobre as ações do Governo federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.