Data de publicação: 13 de Março de 2023, 17:00h, Atualizado em: 13 de Março de 2023, 20:34h
Você sabia que o consumo de álcool em excesso pode fazer mal para o pâncreas? Já ouviu falar em pancreatite crônica? Neste episódio a Gastroenterologista Dra. Maira Marzinotto fala mais sobre a doença.
O pâncreas fica localizado na parte de cima do abdômen e tem como função produzir grande parte das enzimas responsáveis pela digestão e também liberar hormônios como insulina para atuar no controle do açúcar no sangue a glicemia
Pancreatite crônica é uma inflamação no pâncreas que não acontece de forma rápida e repentina. Ela vai afetando de forma lenta e gradual de maneira que aos poucos vai comprometendo as funções do pâncreas até perder totalmente sua funcionalidade.
Isso é chamado de insuficiência pancreática exócrina (quando atinge apenas a produção de enzimas) e insuficiência endócrina (quando atinge as células produtoras de hormônios).
Quais são as causas dessa doença e quem pode ter pancreatite crônica?
Sem dúvida nenhuma, a principal causa da pancreatite crônica é o abuso no consumo de bebidas alcoólicas. Só para ter uma ideia, uma em cada 20 pessoas que são dependentes do álcool, vai desenvolver pancreatite crônica. Isso também depende da predisposição genética da pessoa.
Outras causas são tabagismo e doenças autoimunes, quando o sistema de defesa do corpo por alguma razão começa a atacar o próprio pâncreas.
Sintomas
Dor abdominal. Nos quadros, mais leves podem ser apenas um desconforto na parte de cima, na conhecida boca do estômago, mas com o passar do tempo isso pode piorar e a dor pode se impedir que tarefas diárias sejam, realizadas;
Diarreia com gordura nas fezes. Como a função digestiva do pâncreas é principalmente digerir gordura e a pancreatite crônica afeta muito essa função, a gordura que ingerimos não é aproveitada e vai para as fezes;
Emagrecimento. A perda da função digestiva do pâncreas faz com que não consigamos digerir adequadamente as gorduras e também as proteínas que necessitamos, por isso a perda de peso;
Diabetes. A pancreatite crônica também atinge a parte hormonal responsável pela produção de insulina. Sem a produção devida de insulina, as pessoas com pancreatite crônica, ficam diabéticas.
O tratamento inclui:
Tratamento da dor;
Melhorar a digestão. A reposição de enzimas pancreáticas é essencial para que o paciente não curse com desnutrição;
Reposição de vitaminas;
Controle do Diabetes;
Agir na causa do problema que normalmente é a bebida alcoólica. É necessário parar de consumir bebidas alcoólicas imediatamente. E deve parar de fumar.
Para saber mais, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda.