VoltarSaiba o que realmente causa e como resolver?
Baixar áudioVocê tem mau hálito e não sabe por quê? Em 90% dos casos, a origem está na boca e pode ser resolvida com higiene adequada.
“A causa número 1 é a má escovação. Mas, também podem contribuir a saburra lingual (aquela camada branca na língua), gengivite, cáries ou próteses mal ajustadas,” explica o otorrinolaringologista Dr. Ali Mahmoud. Só 10% dos casos vêm de doenças como diabetes, refluxo ou problemas renais.
A dica é: escove bem os dentes, use fio dental e limpe a língua com escova ou raspador. Se o problema persistir, procure um dentista ou médico.
Veja o vídeo com a explicação do especialista clicando aqui.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o textoSaiba o que é, os sintomas e complicações
Baixar áudioVocê sabia que a caxumba pode causar complicações nos testículos, ovários e até meningite? Embora geralmente seja leve, a doença viral é altamente contagiosa e exige atenção.
“Ela causa inchaço no pescoço, dor ao mastigar, febre e mal-estar. Em homens, pode inflamar os testículos, e em gestantes, até provocar aborto,” explica a infectologista Dra. Juliana Framil. O tratamento é sintomático, com repouso e hidratação.
A melhor forma de prevenção é a vacina tríplice viral, disponível gratuitamente no SUS. Mantenha sua vacinação em dia.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o textoSaiba os tipos e principais sintomas
Baixar áudioVocê já acordou com manchas vermelhas que coçam muito e somem em poucas horas? Pode ser urticária, que atinge 1 em cada 5 pessoas em algum momento da vida.
“Ela pode ser causada por alimentos, picadas de insetos, medicamentos ou até mudanças de temperatura,” explica a dermatologista Dra. Paula Sanches (CRM: 144.418/SP).
Os sinais são manchas avermelhadas e inchadas que coçam muito e mudam de lugar rapidamente. Mas, se houver inchaço nos lábios ou olhos (angioedema), procure atendimento urgente, pode haver risco de obstrução das vias aéreas. O tratamento envolve antialérgicos e evitar os gatilhos.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o textoSarampo voltou? Como identificar e se proteger da doença
Você sabia que o sarampo é tão contagioso que uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas não vacinadas ao redor?
“O sarampo pode causar complicações graves como pneumonia, perda auditiva e até a morte,” explica a infectologista Dra. Juliana Framil (CRM: 151.988/SP).
A vacinação é segura e eficaz, e foi responsável por eliminar a doença do Brasil no passado. Mas com a queda na cobertura vacinal, o vírus voltou a circular. A proteção começa aos 12 meses com a tríplice viral e segue com a tetraviral aos 15 meses. Quem não foi vacinado deve tomar duas doses com 30 dias de intervalo.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o textoSaiba como tratar essa infecção bacteriana
Baixar áudioVocê já viu feridas na pele de uma criança que começam como bolhas, coçam e depois criam casquinhas amareladas?
“Pode ser impetigo, uma infecção de pele comum na infância, causada por bactérias que vivem na nossa pele,” explica a dermatologista Dra. Paula Sanches (CRM: 144.418/SP | RQE: 45.449). Ela se espalha por contato direto ou por objetos como toalhas e brinquedos, especialmente em ambientes quentes e com muitas crianças, explica.
O tratamento é feito com pomadas antibióticas ou, em casos mais graves, antibióticos orais. Manter a higiene é essencial para evitar complicações e a transmissão para outras pessoas.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o textoSaiba quando se preocupar e procurar um médico
Baixar áudioVocê sabia que o câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil?
“Quando descoberto cedo, muitos tipos de câncer têm chance de cura acima de 90%,” alerta o urologista Dr. Fábio Ortega. Por isso, é essencial ficar atento a sinais persistentes, como nódulos, perda de peso sem motivo, cansaço excessivo, feridas que não cicatrizam e alterações em pintas.
Outros sinais incluem mudanças intestinais, tosse ou rouquidão prolongadas, dificuldade para engolir, febre sem causa aparente e sangramentos anormais.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o textoQuanto posso beber de álcool na semana?
Baixar áudioVocê sabe qual é o limite seguro para consumir bebidas alcoólicas?
“Homens podem tomar até 2 doses por dia. Mulheres, apenas uma,” explica o neurologista Dr. Leonel Takada (CRM: 112.075/SP). Uma dose equivale a uma cerveja (350 ml), uma taça de vinho ou uma dose de destilado (40 ml). O máximo por semana é 14 doses para homens e sete para mulheres.
O excesso pode causar danos sérios ao cérebro e à saúde. E nunca beba se for dirigir. Segurança vem em primeiro lugar.
Veja ao vídeo com a explicação do especialista clicando aqui.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioVocê sabe como se pega tétano?
“A bactéria vive na terra, fezes de animais e objetos enferrujados, e entra no corpo por cortes ou feridas,” explica a infectologista Dra. Juliana Framil (CRM: 151.988/SP).
Os sintomas aparecem em poucos dias: rigidez no corpo, mandíbula travada e espasmos intensos. É uma doença grave, com alta mortalidade. A prevenção é simples: vacina com reforço a cada 10 anos. Em caso de ferimento, lave bem com água e sabão e procure atendimento. A vacina é gratuita no SUS. Não deixe sua proteção vencer.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o textoSaiba o passo a passo para colocar meia elástica sem esforço!
Baixar áudioVocê usa meia elástica e tem dificuldade na hora de vestir? Isso é mais comum do que parece, mas existem técnicas que facilitam bastante. “O segredo está em virar a meia do avesso até o calcanhar, encaixar os dedos e ir desenrolando devagar pela perna,” explica o cirurgião vascular Dr. Vitor Gornati (CRM: 135.329/SP).
O calcanhar costuma ser a parte mais difícil, nesse caso, vale usar um calçador específico. Luvas de borracha ajudam a ajustar a meia com mais firmeza e segurança.
Evite dobras, que podem causar lesões na pele ou prejudicar a circulação. Se a meia for ¾, ela deve terminar cerca de dois dedos abaixo do joelho. Lembre-se: o tipo de meia deve ser prescrito por um médico. Colocar da forma correta faz toda a diferença no resultado do tratamento.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto
Baixar áudioVocê sabia que existe um jeito certo de cortar as unhas para evitar que encravem? Pequenos cuidados fazem toda a diferença na saúde das suas unhas!
“Nas mãos, o ideal é seguir o formato natural da unha. Já nos pés, o corte deve ser sempre reto, nunca arredondado, para evitar encravamento,” orienta a dermatologista Dra. Paula Sanchez (CRM: 144.418/SP | RQE: 45.449).
Evite também cortar os cantos ou muito rente à pele. Use sempre cortador individual, limpo e esterilizado, e finalize com lixa para evitar pontas irregulares.
Se a unha encravar, não tente cortar em casa. Procure um dermatologista ou podólogo. Prevenção é sempre o melhor caminho.
Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse o site.
Copiar o texto