Data de publicação: 07 de Janeiro de 2024, 13:45h, Atualizado em: 08 de Janeiro de 2024, 00:18h
Chuvas e calor intensos devem afetar grande parte do país nesta semana, que começa com alerta de tempestades nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, além de parte da Bahia e do Rio Grande do Sul. É o que explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cleber Souza.
“Há previsão de pancadas de chuvas significativas na maioria das regiões do Brasil, com exceção do Nordeste. Como a massa de ar quente começa a ganhar força, não tem chuvas significativas para o interior e parte do litoral do Nordeste. Então a semana segue com as chuvas ocorrendo em boa parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste e, ao longo da semana, a frente fria vai se originar no região Sul e mantém as pancadas de chuva em boa parte dos estados do Sul”, afirma.
O Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda em casos de tempestade com rajadas de ventos. De acordo com o Instituto, também é importante remover aparelhos elétricos das tomadas.
Calor
O verão é a estação mais quente do ano e vai até março. Por isso, o calor segue intenso em grande parte do país nesta semana. O Inmet prevê temperaturas de até 40º. As mínimas devem variar entre 13º no Sul e Sudeste — e 21º no Norte do país, segundo Cleber Sousa.
“No Nordeste, onde fica mais quente, a temperatura é de 40º, principalmente em Alagoas e Pernambuco. No Norte, 39º. No Centro-Oeste temperaturas bastante quentes também, 40º em Mato Grosso do Sul e no Sul as temperaturas bastante elevadas 37º ocorrendo em áreas no Paraná. No Rio Grande do Sul também pode ter temperaturas altas”, explica.
Vacina contra dengue começa a ser aplicada em fevereiro no Brasil