Data de publicação: 09 de Fevereiro de 2022, 14:00h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:27h
Moradores de Macapá (AP) que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 precisam completar o esquema vacinal. Apenas 40,33% da população de Macapá tomou as duas doses da vacina contra Covid-19 ou a dose única. A adesão está menor entre as pessoas que têm entre 18 e 39 anos. Os dados são do Vacinômetro do estado do Amapá e foram atualizados em 08 de fevereiro.
A terceira dose é aplicada quatro meses depois da segunda. Até o momento, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 16 mil doses de reforço foram aplicadas nos moradores de Macapá.
“A região norte merece a nossa atenção especial. Eu preciso pedir a vocês para tomar a segunda dose da vacina. E aqueles que tomaram a segunda dose, procure tomar a dose de reforço. Só assim, nós vamos ser efetivos em evitar formas graves dessas doenças, não só aqui na região norte, como no Brasil”, recomenda o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Internações
De acordo com a Secretaria de Saúde de Macapá, 72% das internações registradas atualmente foram de pessoas que não tomaram a vacina ou não completaram o esquema vacinal.
Para ampliar a cobertura vacinal e evitar casos graves, a prefeitura está fazendo a busca ativa da população com alguma dose atrasada. “Estamos praticamente no segundo ano de enfrentamento e acho que já está na hora da gente aprender que de fato o único caminho, nosso caminho mais confiável é a vacinação contra a Covid-19”, alerta o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.
Macapá aplicou, desde o início da campanha, mais de 500 mil de doses da vacina contra a doença. Desse total, cerca de 300 mil são primeira dose e 205 mil de segunda dose ou dose única.
Em Macapá, são nove postos de vacinação. Para se imunizar contra a Covid-19 é possível ir ao posto de drive thru ou mesmo no shopping. Veja relação completa no site da prefeitura.
Reforce a sua proteção! Se já tomou a primeira dose da sua vacina contra a Covid-19, não se esqueça de tomar a segunda. E lembre-se que o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço é de quatro meses. A vacina está disponível em todo o estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. A dose pediátrica já está sendo aplicada em crianças entre 5 e 11 anos. Continue com as medidas de prevenção: mantenha distância segura, lave as mãos com água e sabão e mantenha os ambientes ventilados.