Data de publicação: 10 de Fevereiro de 2022, 19:39h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:35h
Em Manaus, quem ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 precisa ir a uma unidade de saúde o quanto antes e completar o esquema vacinal. Cerca de 22% da população está imunizada com a terceira dose na região. Quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose há pelo menos quatro meses, está na hora de ir atrás do reforço.
Frente ao avanço da variante Omicron do coronavírus, o ministro da saúde Marcelo Queiroga, diz que a vacinação é um meio de amenizar casos graves sem a necessidade de hospitalizações. “O Brasil tem ainda alguns estados em que a vacinação não chegou aos níveis desejados.”
Em Manaus, 67,4% da população está completamente imunizada, segundo dados do vacinômetro estadual, de 10 de fevereiro. A secretária especial de secretária extraordinária do enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite Melo, acredita que a cobertura vacinal precisa chegar a 90% para conseguir conter a circulação do coronavírus.
A secretária de saúde municipal, Shádia Fraxe, faz um apelo aos moradores que ainda não se imunizaram para que procurem um local de vacinação. “Não temos aí um aumento no número de óbitos, um aumento no número de internações em leitos de UTI, e o que difere o ano passado para esse é justamente a vacina. Então, peço que confiem na ciência. Acreditem. Digo para vocês que os números não nos deixam mentir. Então, é isso que tem feito Manaus sair dessa situação que estávamos vivendo, que era muito preocupante.”
Menos de 30% dos moradores dos municípios da região do Alto de Solimões completou o esquema vacinal contra a Covid-19
Crianças e Jovens
Atualmente crianças entre 5 e 11 anos já podem tomar a primeira dose da vacina. Em Manaus, foram aplicadas 57.505 doses pediátricas até o dia 10 de fevereiro. Para elas, é administrada uma dosagem diferenciada da Pfizer. Quem tem entre 6 e 11 anos também pode tomar a CoronaVac. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que até o dia 15 de fevereiro haverá doses suficientes para toda a população infantil do Brasil.