O sábado, 7 de novembro, marca a rápida recuperação das temperaturas e a intensificação das tempestades de primavera no Sudeste. O aquecimento acentuado registrado após o afastamento do ar frio eleva o potencial para pancadas de chuva fortes acompanhadas por descargas elétricas do meio da tarde até a noite.
Em São Paulo (SP), a temperatura sobe de forma drástica: a mínima é de 16°C e a máxima alcança impressionantes 33°C, sob umidade que oscila de 50% a 100% e tempestades isoladas a partir da tarde. No Rio de Janeiro (RJ), o sábado terá mínimas de 20°C e máximas subindo para 31°C, com chuva forte e trovoadas no final do dia. Em Belo Horizonte (MG), os termômetros variam entre 20°C e 32°C com pancadas de chuva e trovoadas sob ventos moderados com rajadas. Em Vitória (ES), a máxima atinge 30°C com aberturas de sol e chuvas isoladas.
Alertas e Riscos do INMET:
-
Áreas afetadas: Estados de SP, RJ, MG e ES.
-
Validade: Sábado, 07/11/2026.
-
Principais riscos: Enxurradas urbanas rápidas, queda de raios e rajadas de vento em áreas abertas.
5 motivos para acompanhar as previsões do tempo
- Agricultura: garantia de uma boa colheita;
- Marinha: proteção de marinheiros, navios e passageiros;
- Aeronáutica: segurança de pilotos, aeronaves e passageiros;
- Pesca: condições favoráveis e seguras para a atividade;
- Turismo: garantia de passeios e viagens tranquilas e agradáveis.
Importância das observações meteorológicas no INMET
As observações meteorológicas do INMET são essenciais para previsões em tempo real, estatísticas climáticas e cooperação internacional. Esses dados precisos ajudam a estudar o clima passado e a produzir Normais Climatológicas conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM).