
A previsão do tempo para o Sul do país, nesta sexta-feira (17), indica pancadas de chuvas em boa parte da região.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu vários alertas para a região. Há perigo potencial de tempestade em quase toda extensão dos três estados sulistas, exceto nos municípios de Ourinhos, no Paraná, e de Bagé a Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O Inmet também adverte sobre perigo de tempestade em boa parte do território gaúcho, afetando Santa Maria, Passo Fundo e a capital Porto Alegre.
O mesmo alerta atinge o oeste de Santa Catarina e do Paraná, nas cidades de Concórdia e Cascavel. A região que deve ter mais atenção é o oeste catarinense e o noroeste gaúcho, em que o aviso é de grande perigo para tempestade, que deve atingir os municípios de Ijuí e Chapecó, respectivamente.
A manhã é marcada por pancadas de chuvas e trovoadas isoladas em Santa Catarina, em boa parte do Paraná e no noroeste gaúcho. Possível queda de granizo atinge uma faixa pequena do sul paranaense e do oeste catarinense. No restante do Rio Grande do Sul, predominam muitas nuvens.
No período da tarde predominam poucas nuvens no centro sul do território gaúcho e pancadas de chuvas nas outras localidades da região. No Paraná, a possível queda de granizo avança e cobre o oeste do estado, nas cidades de Cascavel e Nossa Senhora das Graças.
À noite, pancadas fortes afetam todo território paranaense, catarinense e uma pequena parcela do norte gaúcho, como em Erechim. Muitas nuvens e chuvas isoladas ocupam o restante do estado do Rio Grande do Sul.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 16°C, em Curitiba, e 17°C, em Porto Alegre. Já a máxima pode chegar até 26°C, também em Curitiba. A umidade relativa do ar varia entre 55% a 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Amanda Canellas, o tempo e a temperatura