Áudios por tema

Conteúdos Locais
Acesse conteúdos com informações da sua região, estado, microrregião e município.

Emissoras que mais acessaram os conteúdos do Brasil 61 nos últimos 7 dias

RÁDIO CANÇÃO NOVA 89,1 FM / CACHOEIRA PAULISTA - SP
RÁDIO MAIS ALEGRIA 95,1 FM / FLORIANÓPOLIS - SC
RÁDIO LÍDER 87,9 FM / BONFINÓPOLIS - GO
RÁDIO RIO MAR 103,5 FM / MANAUS - AM
RÁDIO CACIQUE 1550 AM / CAPIVARI - SP
RÁDIO ACOMPEC 87,9 FM / JOAQUIM GOMES - AL
RÁDIO CANÇÃO NOVA 96,3 FM / CACHOEIRA PAULISTA - SP
RÁDIO 104,9 FM / ALTA FLORESTA D'OESTE - RO
RÁDIO COMUNITÁRIA SANTO ANTÔNIO 87,9 FM / BORBA - AM
RÁDIO BAND 94,1 FM / PORTO VELHO - RO
RÁDIO IRACEMA 1240 AM / CUNHA PORÃ - SC
RÁDIO PANTANAL 98,7 FM / TRÊS LAGOAS - MS
RÁDIO DIPLOMATA 105,3 FM / BRUSQUE - SC
RÁDIO ENTRE RIOS 1170 AM / SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE - PR
RÁDIO 102,7 FM / LAGARTO - SE

Rede de relacionamento do Brasil 61

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Os repasses do Fundo de Participação dos Municípios serão creditados nesta quarta-feira, dia 20, aos cofres das cidades brasileiras. A segunda parcela do mês soma mais de DOIS BILHÕES DE REAIS, com alta de cerca de NOVE POR CENTO em relação ao mesmo período do ano passado.

Neste decêndio, o estado de São Paulo fica com o maior volume de recursos, cerca de TREZENTOS E CINQUENTA E TRÊS MILHÕES DE REAIS. Entre os municípios paulistas contemplados estão Salto e São João da Boa Vista.

Na outra ponta, Roraima tem o menor repasse entre os estados, com aproximadamente UM MILHÃO E MEIO DE REAIS. Entre os municípios, Alto Alegre e Cantá estão entre os que recebem os maiores valores, por volta de CENTO E VINTE E QUATRO MIL REAIS cada.

O especialista em orçamento público, Cesar Lima, avalia que os repasses têm oscilado nos últimos meses, mas que este resultado foi positivo e acende um sinal de recuperação.
 

TEC./SONORA: Cesar Lima, especialista em orçamento público

“É um decêndio que vem quebrando uma série de decêndios de meio de mês com resultado geralmente abaixo do registrado no ano passado. Esse veio com um resultado maior do que o mesmo período de 2025. Vamos esperar que essa tendência se confirme para os próximos decêndios e que este ano seja bom para os municípios em relação ao FPM.”
 


LOC.: Apesar de o FPM ser destinado a todos os municípios brasileiros, parte das cidades está impedida de receber os recursos devido a bloqueios registrados no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, o SIAFI. 

A lista atualizada até 15 de maio inclui São Gabriel da Palha, no Espírito Santo; São Francisco do Maranhão, no Maranhão; Porto Real e Rio das Flores, no Rio de Janeiro; Guamaré, no Rio Grande do Norte; Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul; e Aquidabã, em Sergipe.

O FPM é uma transferência constitucional formada por parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados. A distribuição leva em conta o número de habitantes, com dados atualizados anualmente pelo IBGE.

Reportagem, Marquezan Araújo
 

LOC.: O projeto que institui o voto distrital misto no Brasil pode ser votado pela Câmara dos Deputados ainda no primeiro semestre deste ano. A previsão é do relator da proposta, o deputado federal Domingos Neto,  do PSD do Ceará. Segundo ele, a expectativa é construir até o fim de maio uma agenda para votação do texto em plenário.

O PL 9.212 de 2017 propõe mudanças no sistema eleitoral brasileiro para adoção do voto distrital misto, em que os deputados passam a representar distritos específicos. A ideia central é aproximar parlamentares das bases eleitorais.

Para Domingos Neto, o sistema pode fortalecer a cobrança sobre os mandatos e corrigir distorções do atual modelo proporcional.
 

TEC./SONORA: deputado federal Domingos Neto (PSD-CE)

“O que vai valorizar é o parlamentar que está no chão da fábrica, é o que anda, que está lá na calçada, que vai de casa em casa, que vai estar mais próximo, portanto, sendo mais cobrado. Para o parlamentar será sem dúvida um mandato mais cobrado, mas é isso que a gente quer.”
 


LOC.: Na avaliação do relator, o atual sistema proporcional favorece candidaturas impulsionadas pela popularidade nas redes sociais e dificulta a identificação dos eleitores com os parlamentares eleitos.

A proposta do voto distrital misto é defendida pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, a CACB. Para a entidade, a mudança pode renovar a política brasileira, ampliar a representatividade e aproximar os eleitores dos representantes.

O presidente da CACB, da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Associação Comercial de SP (ACSP), Alfredo Cotait Neto, avalia que o voto distrital pode tornar a representação política mais equilibrada entre as regiões do país.

TEC./SONORA: Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB

“O voto distrital tem algumas vantagens. Aproxima o eleitor do seu representante e os distritos todos vão ter algum representante. O problema do voto proporcional é que faz com que muitas regiões do país fiquem sem representantes e algumas regiões com muitos representantes. Além disso, no voto proporcional, você acaba elegendo inúmeros deputados que não têm perfil nenhum.”
 


LOC.: Caso seja aprovado pelo Congresso Nacional, o novo modelo eleitoral deve valer a partir das eleições de 2030.

Reportagem, Bianca Mingote
 

LOC.: Brasília recebe, a partir desta segunda-feira, a vigésima sétima Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, considerada o maior evento municipalista da América Latina. O encontro é promovido pela Confederação Nacional de Municípios e deve reunir mais de 15 mil gestores públicos, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.

A programação segue até o dia 21 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, o CICB. O foco desta edição é o fortalecimento do diálogo entre União, estados e municípios.

Ao longo dos quatro dias, os participantes vão debater temas como reforma tributária, distribuição dos royalties do petróleo, educação, emergência climática, consórcios públicos e saneamento básico.

A programação também prevê uma sabatina com pré-candidatos à Presidência da República, conduzida pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Os gestores também terão acesso a atendimento técnico e espaços voltados à troca de experiências e soluções para a administração municipal.

A programação completa pode ser acessada em marcha.cnm.org.br.

Com informações da Confederação Nacional de Municípios, Bianca Mingote
 

LOC.: Além de importante traço cultural, as festas de São João também são grandes impulsionadoras das economias do Nordeste brasileiro. Para garantir infraestrutura e divulgação de qualidade aos eventos, o Ministério do Turismo anunciou investimento de mais de R$ 45 milhões nos festejos de 72 cidades na Paraíba.

O valor é o maior já disponibilizado para o estado e foi anunciado pelo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, durante visita à capital João Pessoa, nesta sexta-feira.

TEC./SONORA: Gustavo Feliciano, ministro do Turismo
“Eu gosto sempre de dizer que o turismo é uma ferramenta de inclusão social. A gente tá falando de festejos, mas eu vejo a oportunidade das pessoas de mudar de vida. Do ambulante que vai vender um pouco mais, da mulher do artesanato paraibano que vai começar a comercializar mais. Então, é muito gratificante poder estar fazendo isso e eu tenho certeza que nós teremos, sem sombra de dúvida, o melhor São João em 2026 aqui no nosso estado.”


LOC.: O investimento integra a estratégia do governo federal de consolidar as celebrações juninas como motores de desenvolvimento econômico regional e valorização da cultura nacional. No ano passado, a pasta calcula que foram movimentados cerca de 7 bilhões e 400 milhões de reais no país com as festividades.

A destinação dos recursos é apenas uma parte dos esforços do ministério em promover o São João do Brasil. Em março deste ano, a pasta e a Embratur promoveram uma ação inédita na Argentina, com apresentações de grupos nordestinos em Buenos Aires.

No entanto, para além do impacto financeiro, as celebrações de São João desempenham uma função na manutenção do patrimônio imaterial brasileiro. Danças, culinária típica e manifestações populares criam identidade regional e fortalecem laços comunitários, garantindo que tradições centenárias atravessem gerações e projetem a imagem do Brasil para o mundo. 

Por isso, Feliciano afirma que os investimentos não devem se resumir à Paraíba.

TEC./SONORA: Gustavo Feliciano, ministro do Turismo
“O governo do presidente Lula não mede esforços no sentido de descentralizar as ações do Ministério. O Brasil é um país continental com inúmeras belezas naturais, culturais, com vários setores turísticos. Nós temos sol e mar, nós temos praia, nós temos aventura e uma das maneiras que a gente tem para poder descentralizar esse turismo é o São João, uma ferramenta muito importante. Os nove estados da região Nordeste celebram o São João. Cada um de sua maneira diferente. No Maranhão é o boi, aqui na Paraíba é o Maior São João do Mundo, Pernambuco nós temos Caruaru e no Ceará, o São João do Maracanã. Então, o Ministério do Turismo tá presente efetivamente nas principais festas e também estamos trabalhando para que o investimento seja recorde em todos os estados”.


LOC.: De acordo com o ministro, o valor a ser investido foi viabilizado com recursos do orçamento do ministério e destinação de emendas parlamentares. A execução das verbas fica a cargo das prefeituras, mas técnicos do ministério acompanham as movimentações para evitar desvios e uso indevido do dinheiro.

Reportagem, Álvaro Couto.

LOC.: A CAIXA inicia nesta segunda-feira (18), o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de maio para os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 1. 

Os pagamentos são realizados preferencialmente na Poupança CAIXA ou conta CAIXA Tem. Com a conta CAIXA Tem, os beneficiários podem pagar contas e fazer transferências diretamente pelo aplicativo no celular.

O benefício também pode ser movimentado com o cartão de débito da conta em comércios, Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e Agências da CAIXA. Além disso, é possível realizar saques sem cartão nos terminais de autoatendimento e Unidades Lotéricas, utilizando a identificação biométrica previamente cadastrada em uma agência da CAIXA.

No aplicativo Bolsa Família é possível acompanhar as informações dos benefícios, além de receber atualizações e novidades sobre o programa.

Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família, basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. É gratuito.  
 

LOC: O mercado de café, açúcar e milho começa esta segunda-feira, dia 18, com queda nos preços do café e do milho, segundo dados do Cepea.

O café arábica registra baixa de 0,55%, com a saca de 60 quilos negociada a R$ 1.637,88, na cidade de São Paulo. Já o café robusta apresenta queda mais acentuada, de 1,72%, sendo comercializado a R$ 952,98.

No mercado do açúcar cristal, os preços também recuam nas principais praças paulistas. Na capital, a saca de 50 quilos é cotada a R$ 95,23, após queda de 1,34%. Em Santos, no litoral paulista, a mercadoria registra baixa de 2,40%, com média de R$ 183,68, sem impostos.

O milho também apresenta leve recuo. A saca de 60 quilos é vendida a R$ 65,36, após queda de 0,09%.

Os valores são do Cepea.

Reportagem, Juline Pogorzelski.

 

 

LOC: O mercado agropecuário inicia esta segunda-feira, dia 18, com queda no preço do boi gordo. Em São Paulo, a arroba é negociada a R$ 344,60, registrando recuo de 0,40%, segundo dados do Cepea.

No setor avícola, os preços seguem estáveis. O frango congelado continua cotado a R$ 7,66 o quilo, enquanto o frango resfriado é vendido a R$ 7,68, na Grande São Paulo, em São José do Rio Preto e em Descalvado.

Já a carcaça suína especial mantém estabilidade e segue negociada a R$ 8,71 por quilo nos atacados da Grande São Paulo. O suíno vivo, por outro lado, apresentou alta nos estados analisados. Em São Paulo, o animal é comercializado a R$ 5,52.

Os dados completos do setor podem ser consultados diariamente nos indicadores divulgados pelo Cepea.

Reportagem, Juline Pogorzelski.