LOC.: Há mais de 15 anos, o Projeto Interiorização, do SENAI-SE, tem transformado a realidade profissional de diversas pessoas ao levar cursos profissionalizantes da instituição para os municípios sergipanos por meio de suas 18 unidades móveis. Até 2022, 72 dos 75 municípios do estado já foram atendidos, formando mais de 60 mil alunos em aulas de qualificação profissional.
Docente da área de vestuário do SENAI, o instrutor João Gonçalves destaca a que a ideia é oferecer a oportunidade de ter um diploma, sem ter que se deslocar para a capital.
TEC/SONORA: João Gonçalves, instrutor SENAI
“Trabalho no SENAI desde 2008 e a partir de 2010 ingressei no projeto Interiorização, que leva conhecimento nos municípios mais próximos da cidade, pessoas que não podem chegar até a capital e que tem a oportunidade de aprender, assim como os nossos alunos da unidade fixa de Aracaju. Nesses municípios que eu venho passando, observei a importância para os alunos de ter esse conhecimento, aprender e muitas vezes agregar valor ao seu conhecimento e pude observar que muitas pessoas ingressaram neste ramo”.
LOC.: Aluna da área de alimentação, com diploma de panificação, Márcia Silvestre elogia a iniciativa itinerante do SENAI-SE.
TEC/SONORA: Márcia Silvestre, aluna do SENAI-SE
“Está sendo muito produtivo para gente que aprendemos cada vez mais porque a gente sabia um pouco, mas com o curso ajudou muito a gente, então, eu só tenho a agradecer”
LOC.: Os cursos ofertados são na área de mecânica automotiva, metalmecânica, confecção, tecnologia da Informação, couro e calçados, panificação e alimentos. A ideia é oportunizar o aprendizado de teoria e prática nessas atividades em dois meses de aula. A carga horária dos cursos é de 160 horas.
Reportagem,