Foto: Ministério da Cultura
Foto: Ministério da Cultura

Ministério da Cultura entregará 36 vans em localidades de baixa renda no projeto MovCEU

Ao todo, serão entregues 36 veículos, que podem ser transformados em biblioteca ou cinema, levarão ações culturais para áreas ocupadas por famílias de baixa renda

ÚLTIMAS SOBRE CULTURA


O Ministério da Cultura concluiu a etapa de assinatura dos convênios com 32 municípios e estados que participaram da Seleção MovCEU-2023. Serão entregues 36 equipamentos culturais àqueles que cadastraram propostas de aquisição. Acesse aqui a lista.

Os veículos adaptados irão levar ações culturais para áreas ocupadas por famílias de baixa renda em cidades com até 20 mil habitantes. A iniciativa integra o Programa Territórios da Cultura.

A subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério da Cultura, Cecília Gomes de Sá, salienta o papel da ação. “O MovCEU é um projeto de democratização do acesso a bens culturais em áreas isoladas e pequenos municípios, uma iniciativa inédita do MinC que vai alcançar populações indígenas, quilombos, áreas rurais. Em alguns casos, são localidades que sequer recebem correspondências e encomendas, nunca tiveram acesso a livros de literatura e agora irão receber mais do que isso: biblioteca, cinema, acesso à internet, estúdio de gravação, entre outros benefícios. Estamos muito felizes com o resultado. Entregaremos 36 unidades, seis a mais do que o previsto em nosso planejamento”.

O MovCEU é uma van/furgão que pode ser transformado em equipamentos culturais como biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outros usos culturais. Sendo projetado para atender localidades com famílias de baixa renda em municípios, rurais ou urbanos, com restrições para construção de equipamentos culturais públicos.

Cada veículo deverá circular entre seis a dez localidades, assegurando que cada uma delas seja atendida por, pelo menos, uma vez por mês, promovendo uma rotina de acesso a bens e serviços culturais.

A iniciativa visa possibilitar o acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades por meio de intercâmbios culturais.

“O MovCEU será um divisor de águas no sentido de acessibilidade para os produtores e consumidores de cultura do nosso município, especialmente àqueles que residem nos bairros e localidades do interior, aos vulneráveis e às comunidades carentes”, comemora a diretora-geral da Fundação Municipal de Esportes e Cultura (FMEC)  Rosemeri Vieira Coelho, de Correia Pinto, Santa Catarina - última cidade a assinar o convênio.

Os equipamentos serão adquiridos por meio de financiamento da União, com recursos do Fundo Nacional da Cultura ou do Ministério. A previsão de entrega dos veículos do MovCEU é agosto de 2024.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

Imagina uma van equipada com biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações artísticas passando na sua cidade. Pois é, essa ação está perto de virar realidade para milhares de brasileiros.

A boa notícia é que o Ministério da Cultura (MinC) concluiu a etapa de assinatura dos convênios com trinta e dois municípios e estados que participaram da seleção MovCEU dois mil e vinte e quatro. No total, serão entregues trinta e seis vans/furgões nas localidades que cadastraram propostas para aquisição desses equipamentos.

A ideia é que esses veículos adaptados contribuam com ações culturais nas áreas ocupadas por famílias de baixa renda em cidades com até vinte mil habitantes. A iniciativa integra o Programa Territórios da Cultura, que vai possibilitar o acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades por meio de intercâmbios culturais. 

Quem explica mais sobre o projeto que está prestes a virar realidade é a subsecretária de Espaços e Equipamentos Culturais do Ministério da Cultura, Cecília Gomes de Sá.

Sonora Cecília de Sá (0’18” “a 1’9”)

“Isso é muito importante porque essas vans, elas vão atender cerca de 300 localidades que historicamente não recebem recursos para infraestrutura cultural, porque são áreas isoladas, porque são áreas pequenas, municípios pequenos menores de 20.000 habitantes, periféricos, vulneráveis, e todos esses estados e municípios mandaram um plano de ação. Existem locais que nunca tiveram acesso sequer a um livro porque a transportadora sequer chega nesses locais. E o MovCEU ele vai levar então essa infraestrutura, mas mais do que isso, ele vai possibilitar também a divulgação da cultura desses locais.”

A previsão do Ministério da Cultura é que os veículos sejam entregues em agosto de dois mil e vinte e quatro. Cada um deles devem circular entre seis e dez localidades. Os equipamentos serão adquiridos por meio de financiamento da União, com recursos do Fundo Nacional da Cultura. 

A seleção se baseou em critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) das áreas beneficiadas, o número de comunidades de agricultores familiares, povos indígenas, entre outros. Também foi avaliada a diversidade de atividades culturais e o respeito ao projeto arquitetônico do veículo. Essa é uma realização do Ministério da Cultura.