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São ofertados dois programas de capacitação on-line que ocorrerão virtualmente em 8 de março, sobre empreendedorismo e desenvolvimento de carreiras
A Google está oferecendo dois programas de capacitação on-line gratuitos voltados para mulheres. Os cursos vão acontecer em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e já estão com inscrições abertas.
O primeiro conteúdo é o “Cresça com o Google para Mulheres que Querem Empreender”, que vai apresentar conteúdos e dicas práticas sobre liderança feminina, marca pessoal, vendas e finanças. A condução da palestra será realizada por Susana Ayarza, Diretora de Marketing no Google.
O segundo programa é o “Mulheres que Querem Desenvolver suas Carreiras”, que vai focar no fortalecimento das habilidades profissionais, abordando temas como comunicação, apresentação pessoal e autoconhecimento.
Interessados têm até terça-feira (2) para se inscreverem
Estão abertas as inscrições para lista de espera do ProUni – Programa Universidade para Todos. Quem não foi aprovado na primeira ou na segunda chamada da seleção, deve entrar novamente no site, com os dados do Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem – e manifestar interesse em participar do processo. O prazo vai até terça-feira (2).
A inclusão na lista de espera não está aberta a novos inscritos e só vale para quem já participou da primeira e da segunda chamada.
Metodologia do Colégio Sesi-PR desenvolve habilidades emocionais desde o ensino infantil
O ProUni acontece duas vezes ao ano e seleciona alunos, com base nas notas do Enem, para estudarem em universidades particulares, com bolsas parciais ou integrais. É necessário comprovar a renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa – para bolsas de 100% - ou de três salários mínimos – para bolsas de 50%.
Matrículas devem ser feitas pelas empresas; até dezembro, mais de 7 mil trabalhadores devem ser qualificados
A Firjan Senai oferece a industriários do Rio de Janeiro diversos cursos online de capacitação. Neste momento estão abertas 125 vagas para os cursos de Automação de Processos Industriais; Lean Manufacturing; Planejamento, Programação e Controle da Produção – PPCP; Sistemas Lógicos Programáveis de Manufatura e BIM – Aplicado em Projeto de Arquitetura.
Até o final do ano, o Programa Emprega Mais da Firjan Senai pretende capacitar 7.200 industriários fluminenses. Felipe Morgado, gerente de educação profissional e tecnológica do Senai nacional, afirma que as aulas ofertadas vão além de competências técnicas.
“Todos os cursos que o Senai está oferecendo para empregados e desempregados visam desenvolver competências técnicas aos trabalhadores e, principalmente, competências socioemocionais", explica.
As inscrições serão feitas pela própria empresa, que deverá realizar um cadastro no Marketplace do Senai Nacional, selecionar os cursos de aperfeiçoamento desejados e indicar os empregados escolhidos para o treinamento. Após isso, será enviado, automaticamente, um voucher personalizado aos candidatos, que deverão ativá-lo o voucher para realizar a matrícula.
Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan Senai, diz que “as primeiras turmas do Programa Emprega Mais serão retomadas em 8 de março, com a disponibilização de 125 vagas e em março e abril serão disponibilizadas mais 1000 vagas, 500 em cada mês”.
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O deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ) afirma que a qualificação profissional é de suma importância para o aprimoramento das competências dos industriários. “A gente tem conversado com muitos industriários do Rio de Janeiro, onde é percebido uma grande carência de formação técnica, de pessoas capacitadas em fábricas, na operação e na manutenção de máquinas e equipamentos.”
O número de vagas gratuitas depende do tamanho de cada instituição e da disponibilidade do Senai. Para mais informações, acesse: loja.mundosenai.com.br
O evento é aberto a indígenas e não indígenas, com oito horas de capacitação entre os dias 1º e 3 de março e inscrições abertas até 26 de fevereiro
A Organização das Nações Unidas (ONU) Brasil abriu inscrições para um workshop sobre o sistema internacional de proteção de direitos dos povos indígenas. O evento acontece entre 1º e 3 de março, on-line e aberto a indígenas e não indígenas.
As inscrições encerram nesta sexta-feira (26). O curso será conduzido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, com oito horas de capacitação.
O workshop tem como objetivo oferecer um panorama sobre mecanismos internacionais de defesa dos direitos humanos, com foco em pessoas indígenas, para proporcionar bases que permitam a essas populações acompanhar e dar apoio às comunidades e organizações na defesa dos próprios direitos.
Psiquiatra explica como a infância é a melhor fase para iniciar o desenvolvimento da inteligência emocional
Ser bom em matemática é fundamental para quem quer trabalhar como engenheiro. Conhecer o funcionamento do corpo humano é indispensável para atuar como médico. Dominar o português é pré-requisito para se destacar como profissional de marketing. Mas o mais exigido, no ambiente de trabalho de qualquer profissão, são as habilidades emocionais.
Com o intuito de desenvolver essa inteligência emocional desde a infância, o Colégio Sesi da Indústria no Paraná trabalha com a metodologia de soft skills, em todos os níveis de ensino – da educação infantil até a pós-graduação. A coordenadora de Educação e Negócios da Gerência de Educação do Sistema Fiep, Camila Zanella, detalha a metodologia.
“A metodologia do Colégio Sesi consiste no desenvolvimento de competências e habilidades, a partir de alguns pilares, como trabalho em equipe, ensino por pesquisa, resolução do problema, a partir de desafios, que permitam com que eles tenham esse espírito colaborativo”, explica.
Segundo a coordenadora, o objetivo é desenvolver autonomia nos alunos, para que eles consigam resolver problemas no contexto da vida real; por isso é importante começar esse trabalho ainda na infância, para que se torne uma prática comum.
“O desenvolvimento do sujeito se faz de forma completa, não apenas da parte de conteúdo. Então a gente trabalha as competências cognitivas e socioemocionais, porque assim a gente desenvolve um sujeito que é autônomo, que consegue buscar os seus conhecimentos, para resolver os desafios da sua vida pessoal e profissional”, afirma.
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O psiquiatra Alisson Marques, médico do Núcleo de Saúde Mental do SAMU, explica que emoção é uma sensação física ou sentimental, provocada a partir de um estímulo. Para um adulto, a emoção por si só já é um conceito abstrato, o que dificulta as pessoas de falarem sobre elas. Já para as crianças, as emoções são ainda mais abstratas e, por não conseguirem dar um nome para o que estão sentindo, elas são transformadas em comportamentos e atitudes.
Por isso, segundo Alisson, as habilidades emocionais precisam ser desenvolvidas ainda na infância.
“Habilidades como autoconfiança – que ele é capaz, que ele pode conseguir –; coragem; paciência; tolerância, principalmente quando a gente pensa na vida em sociedade, lidar com as diferenças; autoconhecimento; controlar os impulsos para as atitudes e lidar com o não”, destaca.
Segundo o psiquiatra, se essas habilidades emocionais forem trabalhadas na infância, elas vão se refletir na personalidade do indivíduo e em sua forma de se relacionar com o mundo. “Isso vai ter impacto, como por exemplo, passar no vestibular, começar seus relacionamentos, lidar com a diferença do outro, como lidar no ambiente de trabalho, desenvolver empatia, ser persistente em atividades propostas”, comenta.
O especialista esclarece que, depois do lar, o ambiente da escola é o primeiro lugar onde as crianças lidam com situações que exigem suas habilidades emocionais. Por isso, as escolas precisam trabalhar a inteligência emocional na grade curricular, além das disciplinas teóricas.
Elaine Afonso da Cruz é mãe de Olívia, aluna do 8° ano do Colégio Sesi do Paraná. Para ela, quanto mais cedo desenvolve-se as habilidades emocionais nos jovens, maiores as chances de eles terem um futuro menos frustrante e de serem profissionais mais preparados, seres humanos mais saudáveis e pessoas mais altruísta.
Com a pandemia da Covid-19, o desafio das aulas à distância exigiu ainda mais a inteligência emocional dos alunos. No entanto, com aulas em casa, Elaine pôde acompanhar de perto o desenvolvimento de Olívia.
“Em um ano, ela se desenvolveu muito. O valor disso está na metodologia do Colégio. Ela se demonstrou já de início muito responsável. O trabalho em equipe foi reforçando a responsabilidade, a tolerância, a empatia”, comenta.
Além das Oficinas de Aprendizagem, que desenvolvem autonomia nos alunos para resolver desafios do cotidiano, o Colégio Sesi também oferece programas de iniciação científica, atividades extracurriculares e de formação profissional e incentivo à preparação para o ENEM.
Saiba mais no portal do Colégio Sesi da Indústria do Paraná.
De acordo com a Lei 14.113/2020, os novos CACS devem ser instituídos, por legislação específica, no prazo de 90 dias contados da vigência do novo Fundeb
O prazo para que gestores municipais façam a instituição dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do novo Fundeb vai até o dia 31 de março deste ano. De acordo com a Lei 14.113/2020, de regulamentação do Fundo, os novos CACS devem ser instituídos, por legislação específica, no prazo de 90 dias contados da vigência do novo Fundeb.
Uma das mudanças previstas na legislação é a duração dos mandatos dos conselheiros dos CACS. Anteriormente, o mandato era de dois anos, permitida uma recondução por igual período. Agora, o mandato será de quatro anos, vedada a recondução para o mandato seguinte.
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Com a Lei de regulamentação do novo Fundeb, o mandato dos conselheiros começa no dia 1º de janeiro do terceiro ano do mandato do respectivo titular do Poder Executivo. Até a instituição dos novos CACS, os conselhos existentes em 2020 continuam exercendo suas funções de acompanhamento e controle social.
Selecionados recebem remuneração e possuem os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários que os demais empregados da Mineração Rio Norte
Jovens paraenses podem dar os primeiros passos no mercado de trabalho dentro da maior produtora de bauxita do Brasil – a Mineração Rio Norte (MRN). O Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Senai-PA, oferece formação técnica e profissional, no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA).
O objetivo do programa é disponibilizar aos jovens da região a primeira experiência profissional, proporcionando uma formação de qualidade, com atividades práticas dentro da empresa e formação teórica nas instalações do Senai. O diretor de operações do Sesi/Senai, Raphael Barbosa, explica quem pode participar.
“Podem participar adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Ele deve estar estudando o nono ano do ensino fundamental, ou já ter concluído o ensino médio, ou estar matriculado em um programa de educação de jovens adultos”.
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Neste novo ciclo do programa, as vagas na MRN foram ofertadas para cursos de eletricistas de manutenção industrial e operador de manutenção de máquinas industriais e terão duração de um ano, com aulas de quatro horas diárias, começando em fevereiro. As oportunidades foram disponibilizadas para 18 comunidades vizinhas à empresa em Porto Trombetas (PA).
O jovem Helber de Oliveira Carvalho, 21 anos, é um dos participantes do Programa Jovem Aprendiz. Ele esclarece como a experiência o tem preparado para o mercado de trabalho.
“Eu aprendi diversas coisas no programa, coisas que não somos ensinados desde pequeno, como tributação de impostos, o funcionamento de um ambiente administrativo, corporativo, de uma empresa grande”. Para ele, um dos benefícios do programa é o conhecimento teórico aliado à prática profissional.
Todo o processo seletivo é realizado pela empresa contratante e não gera nenhum tipo de custo para o jovem. Uma vez aprovado, o estudante será matriculado como aluno regular do Senai e assinará um contrato especial com a empresa, pelo tempo médio de dois anos, com carteira assinada. O diretor de operações Raphael Barbosa aponta os direitos dos jovens aprendizes.
“Ele recebe uma remuneração ao longo desse período de dois anos. E eles têm os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados: férias, décimo terceiro salário, vale-transporte e é feito também o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço”, afirma.
Segundo Raphael Barbosa, a remuneração do Jovem Aprendiz é calculada com base no valor da hora do atual salário-mínimo que, segundo a Medida Provisória n° 1.021 de 2020, é de R$ 5. Portanto, dependendo do setor em que o jovem for selecionado, a remuneração mensal pode ser maior que R$ 1.100.
O diretor de operações Raphael Barbosa ressalta que o Programa Jovem Aprendiz do Senai incentiva candidaturas de pessoas com deficiência.
“É um programa que busca ter a inclusão de pessoas com deficiência; para esse público não há limite de idade. E para os jovens com deficiência intelectual, não há exigência de escolaridade. A empresa vai considerar as habilidades relacionadas com a profissão”, ressalta.
Os jovens interessados em se posicionarem no mercado de trabalho também podem acessar a plataforma Contrate-me do Senai, como recomenda o diretor de operações do Sesi/Senai, Raphael Barbosa.
“É uma plataforma de emprego, onde são feitas entrevistas online e análises do perfil desse jovem. Depois de identificadas as características socioemocionais do candidato, essas informações são repassadas aos empresários, que poderão contratar o aprendiz, nesse novo formato. É uma espécie de entrevista prévia”, comenta.
Interessados podem se cadastrar pelo link.
Estágio é oportunidade para estudantes darem primeiros passos no mercado de trabalho
A primeira experiência de Gabriel Diniz, 22 anos, no mercado de trabalho tem servido para que ele deixe a timidez de lado e seja mais comunicativo, característica importante para um profissional que deseja se formar em Administração. Morador de Barcarena/PA, o jovem conseguiu um estágio por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PA) após passar por um processo seletivo. Hoje, já consegue observar os impactos positivos da escolha.
“Foi a primeira oportunidade que tive no mercado de trabalho, que eu tive como estagiário. É algo que tem agregado muito na minha vida, porque a teoria que é passada na faculdade, tenho aplicado aqui. Tenho recebido muitas orientações de vários profissionais, o que tem me ajudado muito”, destaca.
Somente em 2020, o IEL inseriu dois mil novos estagiários na rotina de empresas paraenses. É o processo conhecido como “ganha-ganha”. Os estudantes adquirem conhecimento prático antes de concluírem o ensino médio, técnico ou superior. Já as empresas, podem preparar futuros profissionais dentro daquela cultura específica.
E os números indicam que os empresários se interessam, cada vez mais, por essa mão de obra. Nos últimos 12 meses, o Instituto fechou parceria com quase 100 novas empresas concedentes de estágio. Tem vagas para ensino médio, técnico e superior, como nos cursos de Contabilidade, Informática, Comunicação, Marketing, áreas da Saúde, Engenharia e Tecnologia.
Nayana Silva, Analista de RH do IEL/PA, afirma que a expectativa de oferta de vagas é ainda maior para este ano. Cerca de três mil vagas, ao todo. “A nossa expectativa para esse ano de 2021 é que a gente [possibilite] a maior quantidade possível de experiências de mercado de trabalho para os alunos, considerando também a contribuição que esses possibilitam para a rotina empresarial local”, diz.
Segundo a especialista, quem deseja conseguir um estágio pelo IEL/PA deve se atentar a alguns passos.
“No momento em que esse candidato consegue a oportunidade de ser convocado para uma entrevista é necessário que ele já tenha o currículo pronto, organizado com suas informações de formação profissional, de conhecimento técnico e prático, caso ele já tenha, de idiomas, de cursos de informática. Essas informações precisam estar de maneira clara e objetiva no documento”, orienta.
Para se cadastrar, basta acessar o endereço sitedoestagio.com.br/aluno. As vagas são divulgadas no Instagram do IEL. Para mais informações, ligue no (91) 4009-4700 /4712 / 4713.
Vagas são de graduação e seleção é feita com base nas notas do Enem nos últimos cinco anos
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está oferecendo vagas em cursos de graduação para estrangeiros em situação de vulnerabilidade e indígenas brasileiros aldeados. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São 77 vagas para refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário ou de autorização de residência. O candidato precisa ter realizado o Enem entre 2016 e 2020, e se inscrever no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) até a próxima quinta-feira (25).
As vagas para estudantes indígenas são destinadas aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, ou estão no 3º ano desta etapa. É necessário que o candidato tenha participado pelo menos uma vez do Enem, entre os anos de 2015 a 2020. As inscrições se encerram em 1º de março.
Podem participar da competição equipes com até dez estudantes entre 9 e 16 anos
Até 12 de março, estão abertas as inscrições para o Torneio de Robótica First Lego League - Challenge, competição promovida pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Podem se inscrever equipes com até 10 competidores, lideradas por dois adultos.
O Sesi recomenda que cada time tenha, no mínimo, quatro integrantes. Para participar, os competidores devem ter de 9 a 16 anos, representando uma escola pública ou particular, clube, organização ou simplesmente formar um time formado por um grupo de amigos, também conhecido como equipes de garagem.
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Neste ano, pela primeira vez, o Sesi Maranhão organizará uma etapa regional do evento. Elayne Cristina Brito, assessora pedagógica do Sesi no estado, explica que essa edição do evento terá o tema RePLAY, em que os participantes terão que propor formas de incentivo a exercícios físicos.
“Os alunos pensarão em soluções para práticas de exercícios e vão propor brincadeiras que incentivem esse movimento [de exercícios físicos], tendo em mente as suas realidades atualmente e no futuro”, explica Elayne.
As etapas regionais ocorrerão entre 25 de março e 8 de maio. As equipes classificadas nessa fase garantem uma vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio. O evento ocorrerá de forma remota.
A professora de engenharia mecatrônica da Universidade de Brasília (UnB) Aida Fadel afirma que práticas relacionadas à robótica têm implicações positivas no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.
“Ao criar estratégias para soluções para a superação de desafios, desenvolve-se a capacidade cognitiva e são criadas relações com um conhecimento já existente e também com outros conhecimentos”, diz.
Para se inscrever e para obter mais informações sobre o torneio, acesse o site do torneio www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/