Com 15 anos de carreira e com participação na formação de mais de mil profissionais, a professora Liliane Amikura Yatsu, especialista em comércio, varejo e negócios, celebra o Dia dos Professores nesta quarta-feira (15) destacando o poder transformador da educação.
“Ser professora transcende uma sala de aula, seja física ou remotamente, porque além de transmitir conhecimento e experiências no campo da nossa atuação, também fazemos com que o aluno se sinta não só pertencido, mas acolhido, e o que no aprendizado faz toda diferença, pois não ensinamos apenas teorias e práticas, mas também os valores de um ser humano, que podem abrilhantá-lo em sua trajetória profissional e pessoal”, afirma a educadora.
Só na Faculdade do Comércio (FAC), Liliane já impactou a trajetória de mais de 400 alunos. A FAC é mantida pelo Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio S/A, resultado de uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Com 2,5 mil alunos, a FAC oferece dez cursos de graduação a distância e sete de pós-graduação em regime híbrido. No total, são 65 cursos regulares e 28 cursos livres, voltados à formação de profissionais do setor produtivo.
Desde o início das atividades da instituição, em 2020, Liliane Amikura Yatsu leciona em todas as graduações e pós-graduações híbridas. Atualmente, também atua como coordenadora da pós-graduação e secretária acadêmica da FAC.
O gerente de EAD da instituição, Wellington Luis, afirma que o Dia dos Professores representa para os profissionais que ensinam a distância um reconhecimento de “dupla jornada e inovação”.
“O Dia dos Professores é uma oportunidade para reconhecer que esse profissional, que o professor EAD exerce uma função com exigências singulares: domínio pedagógico-tecnológico – que vai muito além do que ele precisa dominar – de plataformas virtuais, ferramentas, multimídia, precisa ter a habilidade de traduzir o conhecimento para o formato digital”, aponta.
A instituição de ensino oferta cursos de graduação e pós-graduação voltados à realidade do mercado, com ênfase em áreas estratégicas, como logística, marketing, comércio exterior, gestão financeira e recursos humanos. As áreas de estudo têm como foco o mundo digital e o empreendedorismo.
Além disso, a faculdade está integrada a uma rede que representa mais de 2 milhões de empresários em todo o Brasil. A oportunidade garante aos alunos um ambiente favorável para networking, vivência empresarial e oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.
A flexibilidade guia a qualificação dos estudantes da instituição. O gerente Wellington destaca que os cursos a distância oferecem suporte local, com apoio dos polos físicos nas associações comerciais, com acompanhamento presencial aos estudantes.
“Nosso pessoal acadêmico passa frequentemente por treinamentos, por oficinas, e também já são pessoas de gabarito, de nome, de respeito no mundo acadêmico, mas para ter essa interação conosco do mundo, das associações, do associativismo, que é um público muito diferenciado, têm essas oficinas para poderem ministrar as aulas, ter um conhecimento mais profundo, e também a gente tem todo um aparato tecnológico para que isso aconteça de forma bem tranquila”, explica o gerente.
A formação estimula o uso de ferramentas digitais, redes sociais, plataformas de venda online e automação de processos. As atividades ajudam os negócios a se manterem competitivos num mercado em constante transformação.
Segundo o gerente, com vistas a garantir a interação entre aluno e professor, a FAC adota um formato chamado de chat day. A ação permite que, semanalmente, os matriculados tirem dúvidas com os professores por meio de um chat online.
“Isso tem uma grande diferenciação e pesa muito na questão da interação humana. Isso é muito bom, não ser algo somente robotizado, mas ter um processo humanizado”, diz.
Conheça os cursos de Graduação Presencial e EAD: facsp.com.br.
Oportunidades estão em projetos de empresas como Bradesco, General Motors, Vale, Braskem e SESI
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) abriu 209 vagas no programa Inova Talentos, que seleciona profissionais para atuar em projetos de inovação e tecnologia em empresas de todo o país. As bolsas podem chegar a R$ 12 mil.
As vagas são voltadas a graduandos, mestrandos e doutorandos de áreas como engenharia, química, administração, economia, biotecnologia, ciência de dados, entre outras.
“A inovação é o resultado da transformação do conhecimento em soluções de alto valor para o setor produtivo. Com o Inova Talentos, garantimos que profissionais altamente capacitados transformem teoria em prática, desenvolvendo soluções para os principais desafios da indústria”, afirma a superintendente do IEL, Sarah Saldanha.
De acordo com a gerente de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial do IEL, Michelle Queiroz, um dos principais objetivos do programa é aproximar profissionais qualificados das demandas de inovação da indústria.
“O programa promove o desenvolvimento científico e fortalece as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação no país. Os projetos apoiados envolvem pesquisa de ponta e a busca de soluções para desafios complexos, contribuindo para a criação ou para o aprimoramento de serviços, produtos, processos, sistemas e modelos de negócio inovadores”, explica.
Os projetos duram até 12 meses, com possibilidade de prorrogação. As vagas estão distribuídas em estados como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, com modalidades presencial, híbrida e remota.
Segundo Michelle, o Inova Talentos se destaca por aproximar empresas, profissionais e institutos de ciência e tecnologia em torno de projetos de inovação aplicada.
“Outro diferencial é a parceria com empresas líderes. O programa atua em conjunto com empresas de destaque nacional e internacional, proporcionando aos participantes a oportunidade de atuar em ambientes altamente inovadores e alinhados às tendências do mercado”, complementa.
Os bolsistas selecionados poderão atuar em empresas como SESI, Bradesco, Nestlé, Vale, L’Oréal, Braskem e Whirlpool. Além da remuneração, o programa oferece experiência prática em inovação e desenvolvimento de competências técnicas e de gestão.
A gerente destaca que as maiores demandas são por estudantes dos diversos setores da Engenharia, além de Computação, Física e Farmácia, principalmente os mestres, doutores e graduados. “As empresas, ao terem bolsistas nas suas pesquisas, elas aceleram os seus projetos de pesquisa e desenvolvimento e fortalecem a cultura interna de inovação”, complementa.
General Motors — Remoto
Formação: graduação em Computação ou Engenharia de Software
Área: manufatura inteligente com integração de dados industriais
Bolsa: de R$ 7 mil a R$ 12 mil | Duração: 12 meses | Carga horária: 40h semanais
Instituto de Ciência e Tecnologia Itaú — Remoto
Formação: mestrandos e doutorandos em Engenharias ou Ciências Exatas
Área: automação de testes de controle SOX
Bolsas: R$ 9 mil (mestrado) e R$ 11 mil (doutorado) | Duração: 12 meses | 40h semanais
Vale — Híbrido, Rio de Janeiro
Formação: mestrandos em Engenharias (Minas, Metalúrgica, Química ou Materiais)
Bolsa: R$ 4,9 mil | Duração: 12 meses | 40h semanais
Braskem — Híbrido, Bahia
Formação: mestrandos em Engenharia Química
Área: modelagem e simulação de processos de polimerização
Bolsa: R$ 5,6 mil | Duração: 12 meses | 40h semanais
Os interessados devem procurar o IEL de seu estado para conhecer as etapas dos processos seletivos e as vagas disponíveis. Mais informações estão no site do IEL – Inova Talentos.
O Inova Talentos é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com foco em fortalecer a inovação e integrar a academia ao setor produtivo.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 42,5 mil vagas abertas em cursos gratuitos e pagos em todo o país. A informação é de levantamento quinzenal feito pela Agência de Notícias da Indústria. As oportunidades abrangem formações presenciais e a distância em áreas técnicas, de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizagem industrial.
Do total, 8,6 mil vagas estão distribuídas entre escolas do SENAI em sete estados e no Distrito Federal, com aulas presenciais ou online. Outras 33,8 mil vagas estão disponíveis no Futuro.Digital, plataforma de cursos da instituição que reúne opções de curta e média duração, extensão, graduação, pós-graduação, MBA, micro e minicursos. As turmas incluem modalidades presenciais, semipresenciais e EAD, com diferentes turnos.
De acordo com o gerente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Mateus Simões, a taxa de empregabilidade dos egressos de cursos da instituição é acima de 86%. “As taxas de acesso ao mercado de trabalho são cada vez maiores, mostrando que nossos alunos realmente estão aptos a atender toda a demanda da nossa indústria”, pontua.
O gerente explica que há oportunidades de emprego em todos os setores da indústria. Mas as maiores chances, segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, são nas áreas de logística e transporte, construção, metalmecânica e alimentos e bebidas.
“É importante destacar que todos os profissionais precisam ter competências técnicas ligadas ao setor de interesse, mas também desenvolver habilidades socioemocionais e competências digitais devido às tecnologias de hoje”, ressalta.
Roraima – São 123 vagas em 12 cursos presenciais, como Costura Básica, Desenho de Móveis Projetado, Injeção Eletrônica Básica, entre outros, com aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Mais informações estão disponíveis no site do SENAI Roraima.
Sergipe – O estado oferece 780 vagas em cursos em diversas áreas, como Infraestrutura de Informação e Comunicação, Construção Civil, Segurança do Trabalho e Metalmecânica. Destas, 27 são gratuitas. As aulas ocorrem nas modalidades presencial e semipresencial. Detalhes podem ser consultados no perfil @senaisergipe no Instagram ou nas unidades locais.
Tocantins – Há 1.106 vagas em cursos como Torneiro Mecânico, Instalação e Configuração de Software e Redes, Operador de Computador, Aperfeiçoamento em Fabricação de Panetones, entre outros. São 706 vagas presenciais em 29 cursos e 400 vagas em quatro cursos EAD. Informações estão no site do SENAI Tocantins.
Maranhão – O SENAI Maranhão tem 1.180 vagas, sendo mil presenciais e 180 semipresenciais. Entre os cursos ofertados estão Técnico em Informática, Automação Industrial, Programação de Jogos Digitais e Instalação de Sistemas Fotovoltaicos. As inscrições podem ser feitas no site Futuro.Digital Maranhão.
Distrito Federal – São 2.355 vagas gratuitas para cursos de aperfeiçoamento e qualificação nas escolas do Gama, SIG, Sobradinho e Taguatinga, com opções presenciais, semipresenciais e online. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do SENAI-DF.
Paraná – O estado oferece 1.246 vagas presenciais em cursos nas áreas de construção civil, eletrônica, automação, produção alimentícia e segurança. As informações estão disponíveis no site do SENAI Paraná.
Paraíba – Há 1.200 vagas em cursos técnicos e de qualificação, como Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Logística e Segurança do Trabalho. São 940 vagas presenciais e 260 a distância. Mais informações estão no site do SENAI Paraíba.
São Paulo – O SENAI-SP abriu inscrições para o Vestibular 2026 de cursos superiores. São 33 opções de graduação e mais de 700 vagas, em áreas como biotecnologia, tecnologia da informação e logística. As inscrições podem ser feitas no site do SENAI-SP.
Maior rede privada de educação profissional do Brasil e uma das maiores do mundo, o SENAI atua há 83 anos na formação de trabalhadores e na inovação industrial. A instituição está presente nos 26 estados e no Distrito Federal, com cerca de 3,1 milhões de matrículas anuais. Desde sua criação, já formou mais de 92 milhões de pessoas.
O SENAI informa que a oferta de vagas é dinâmica e pode ser atualizada a qualquer momento.
Mais de 138 mil escolas públicas em todo o país serão beneficiadas com R$ 460 milhões no repasse da segunda parcela do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Básico. Os pagamentos começaram no final de setembro. Conforme o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o repasse beneficia cerca de 37 milhões de estudantes da educação básica.
Em nota oficial, a autarquia anunciou que pagamento integral das unidades executoras (UExs) deve ser finalizado ainda no começo de outubro.
O FNDE alertou, ainda, que os gestores fiquem atentos quanto aos golpes. Com a liberação da nova parcela, houve aumento de relatos de tentativas de fraude envolvendo os repasses.
“O FNDE reforça que não solicita dados cadastrais por telefone e orienta que informações pessoais ou bancárias não sejam compartilhadas fora dos canais oficiais”, diz um trecho da nota.
Em caso de abordagens suspeitas, a orientação é de que as autoridades policiais sejam notificadas.
As unidades escolares que ainda possuem pendências têm até o dia 31 de outubro para resolver eventuais irregularidades e garantir o recebimento dos recursos.
Com vistas a apoiar esse processo, o FNDE promoveu um webinário com orientações detalhadas – que pode ser acessado no canal da autarquia no YouTube.
O FNDE também disponibilizou um boletim informativo. O material conta com um passo a passo para consulta no PDDE Info, com tutorial que permite identificar a situação da escola ou da rede de ensino a partir do número de inscrição no CNPJ ou do código INEP.
A ideia é facilitar a regularização com a disponibilização de seis QR Codes com orientações sobre as pendências mais comuns. Confira quais são:
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abriu 48.576 vagas em cursos gratuitos e pagos, disponíveis em diversas áreas de formação profissional. As oportunidades incluem cursos técnicos, de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizagem industrial, tanto presenciais quanto online.
Das vagas ofertadas, 12.746 estão distribuídas entre escolas do SENAI em diferentes estados, enquanto outras 35.830 estão disponíveis na plataforma Futuro.Digital, marketplace educacional, que reúne opções de curta e média duração, extensão, graduação, pós-graduação, MBA, além de micro e minicursos. Ao todo, são 137 turmas presenciais, 110 semipresenciais e 984 a distância (EAD), oferecendo opções flexíveis para que o estudante possa escolher onde e quando aprender.
Para a coordenadora de Operações da Educação Profissional e Superior do SENAI Nacional, Carla Abigail Araújo, a ampliação da oferta de vagas está diretamente ligada à demanda crescente da indústria por profissionais qualificados. “A grande oferta de vagas no SENAI neste semestre é uma resposta direta à necessidade urgente da indústria brasileira por profissionais qualificados, para impulsionar seu crescimento e seu processo de modernização. Com isso, o SENAI expandiu novas áreas para que consiga contribuir para a empregabilidade dos nossos alunos e, principalmente, para a confiança no setor produtivo”, destacou.
Segundo a coordenadora, esse alinhamento entre cursos e necessidades do mercado é feito com base no Mapa do Trabalho Industrial, estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta áreas estratégicas para o país, como digitalização, tecnologia da informação, automação, mecatrônica e também setores tradicionais, como metalmecânica, logística e construção civil. Além disso, o SENAI está expandindo a oferta em energias renováveis, acompanhando o avanço da economia verde.
Carla também ressaltou os investimentos do SENAI em educação a distância e em tecnologias imersivas para qualificação profissional. “Muitos jovens e trabalhadores estão buscando uma requalificação e estão procurando a modalidade à distância. Com isso, o SENAI vem investindo na expansão e na qualificação do EAD, por meio de tecnologias imersivas, uma prática no ambiente online, com laboratórios virtuais, simuladores, onde cada vez mais os nossos cursos exigem a prática, mas são pioneiros nessa utilização de tecnologias, o que possibilita a aproximação do processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos com a realidade da indústria”, completou.
Os destaques ficam para o Rio de Janeiro, com 9.976 vagas gratuitas em áreas como automotiva, petróleo e gás, refrigeração e tecnologia da informação; Tocantins, com 1.085 vagas; Mato Grosso, que soma 480 vagas; Sergipe, com 780 oportunidades; e o Amapá, que abre 425 vagas.
Confira as oportunidades em cada estado:
Amapá
O SENAI-AP abriu 425 vagas em cursos como agente de produção e consumo sustentável, almoxarife, assistente contábil-financeiro, instalador de sistemas fotovoltaicos, instalador hidráulico, operador de computador, operador de logística portuária e operador de processos de distribuição logística, entre outros. As oportunidades incluem cursos presenciais e semipresenciais de qualificação profissional.
Mato Grosso
O SENAI-MT oferece 480 vagas em cursos de assistente administrativo com informática, climatização residencial, comandos elétricos, eletricista automotivo, marceneiro de móveis planejados, mecânico de refrigeração, mestre de obras da construção civil, promotor de vendas, torneiro mecânico e trilha de inteligência artificial, entre outros. As oportunidades abrangem cursos técnicos, de qualificação profissional, aperfeiçoamento e formação continuada.
Rio de Janeiro
O SENAI-RJ disponibiliza 9.976 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional em áreas como automotiva, energias renováveis, mídias impressas e digitais, petróleo e gás, refrigeração e tecnologia da informação. São 509 turmas em diferentes formatos (presencial, semipresencial e EAD). As inscrições devem ser feitas presencialmente.
Sergipe
O SENAI-SE tem 780 vagas em cursos como assistente de recursos humanos, auxiliar de eletricista, comandos elétricos, desenhista técnico de edificações, eletricista, marceneiro de móveis, marketing digital, mecânico de refrigeração e climatização, modelista de roupas, montador e reparador de computadores, pintor de automóveis, além de Word e Excel avançados. As oportunidades são para 27 cursos gratuitos, presenciais e semipresenciais, nos turnos da manhã, tarde e noite.
Tocantins
O SENAI-TO abriu 1.085 vagas em cursos como Excel avançado, auxiliar de laboratório químico e microbiológico, padeiro, pintor de obras imobiliárias, entre outros. Desse total, 685 vagas são para 27 cursos presenciais em diferentes turnos, e 400 vagas são para 4 cursos EAD.
O SENAI orienta os interessados a verificarem as informações detalhadas — como preços, carga horária e certificação — diretamente nos canais digitais das unidades estaduais e na plataforma Futuro.Digital.
O estado de São Paulo lidera o ranking de escolas com pendências para receber os recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e em suas Ações Integradas. São 4.770 unidades escolares paulistas em situação irregular – o que representa quase 20% do total de instituições com irregularidades no país, que somam 25.367.
Todos os estados brasileiros têm questões a serem resolvidas. Minas Gerais ocupa a segunda posição – com 2.182 instituições mineiras com pendências. Em seguida aparece a Bahia, que soma 2.066 unidades escolares com necessidade de regularização.
Já entre as UFs com menos escolas pendentes estão Tocantins e Rondônia – sendo 137 e 144 unidades educacionais com problemas a serem resolvidos, respectivamente.
Os dados mostram a situação do programa até o dia 25 de setembro e foram disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
As unidades de ensino de todo o país têm até o dia 31 de outubro para resolver eventuais irregularidades e garantir o recebimento dos recursos.
O assessor de orçamento Cesar Lima ressalta a importância das escolas regularizarem os seus dados no PDDE para garantir os repasses.
“O PDDE é hoje o principal recurso que as escolas têm, no sentido da autogestão de melhoria das suas instalações físicas e também de seus recursos pedagógicos, uma vez que não dependem de emendas parlamentares ou outros instrumentos, é um dinheiro que já está garantido no orçamento da União para elas”, diz.
O FNDE divulgou um boletim informativo destinado a orientar as escolas sobre a regularização, com o passo a passo para consulta no PDDE Info. O material tem um tutorial para identificar a situação da escola ou da rede de ensino a partir do número de inscrição no CNPJ ou do código INEP.
São Paulo: 4770
Minas Gerais: 2182
No país, 25,3 mil escolas estão com pendências para receber os recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e em suas Ações Integradas. Todas as Unidades da Federação possuem questões a serem resolvidas, sendo que as regiões Sudeste e Nordeste possuem o maior número de instituições com pendências.
Os dados foram disponibilizados ao Brasil 61 pelo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e correspondem até o dia 25 de setembro.
Apenas a região Sudeste possui 8,4 mil unidades escolares com irregularidades, com mais da metade localizadas no estado de São Paulo. Entre os municípios paulistas com mais escolas com pendências estão: Campinas (111) e Osasco (107). São Paulo (SP) tem 1,8 mil unidades com questões para sanar.
Já no Nordeste, os nove estados somam 7,7 mil instituições com necessidades de soluções acerca do PDDE. Bahia (2 mil), Maranhão (1,4 mil) e Pernambuco (970) concentram os maiores números de unidades. Entre os municípios com pendências no cadastro estão Feira de Santana (BA), Tutóia (MA) e Olinda (PE).
O PDDE disponibiliza recursos financeiros de forma suplementar para atender as necessidades prioritárias das escolas.
Os valores são destinados a melhorias em infraestrutura física e pedagógica, como destaca o consultor de orçamento Cesar Lima:
“Tal qual o PNAE que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Transporte Escolar também, o PDD é um dinheiro que é depositado diretamente nas contas das escolas públicas, estaduais, municipais, federais, para custeio das suas atividades, melhoria das suas instalações físicas e também dos seus recursos pedagógicos”, explica.
O repasse dos recursos é baseado nos dados do Censo Escolar do INEP, ou seja, considera o número de alunos das unidades educacionais.
O PDDE atende escolas públicas estaduais, municipais e distritais de Educação Básica, bem como instituições de educação especial qualificadas como beneficentes ou de atendimento direto e gratuito ao público.
As unidades de ensino de todo o país têm até o dia 31 de outubro para resolver eventuais irregularidades e garantir o recebimento dos recursos.
Cesar Lima destaca a importância das unidades escolares regularizarem os seus dados no PDDE para assegurar os repasses.
“O PDDE é hoje o principal recurso que as escolas têm, no sentido da autogestão de melhoria das suas instalações físicas e também de seus recursos pedagógicos, uma vez que não dependem de emendas parlamentares ou outros instrumentos, é um dinheiro que já está garantido no orçamento da União para elas”, aponta.
O FNDE disponibilizou um boletim informativo para orientar as instituições sobre a regularização. O material tem um passo a passo para consulta no PDDE Info, com tutorial que permite identificar a situação da escola ou da rede de ensino a partir do número de inscrição no CNPJ ou do código INEP.
Com vistas a facilitar a regularização, o boletim disponibiliza seis QR Codes com orientações sobre as pendências mais comuns. Confira quais são:
Em nota, o FNDE destacou que a previsão para 2025 é de R$ 1,16 bilhão para o PDDE Básico, R$ 369 milhões para o PDDE Equidade e R$ 450 milhões para o PDDE Qualidade. A autarquia defende que os recursos são fundamentais para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE).
Confira no painel se o seu município tem escolas com pendência s no PDDE:
O Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Instituto Reúna, registrou resultados expressivos na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio da rede SESI, em todo o país. Por meio do Módulo de Aprendizagem Personalizada (MAP), o programa já beneficiou mais de 33 mil jovens, em 24 estados, envolvendo 60 professores que aplicam a metodologia nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Matemática foi escolhida como prioridade por todas as escolas da rede. Já no primeiro semestre de 2025, os resultados mostraram avanços. Em 2023, mais da metade dos alunos do 1º ano do Ensino Médio apresentava defasagem na disciplina – 21,2% estavam abaixo do nível básico e 31,5% no nível básico. Em 2025, 59,6% dos estudantes alcançaram o nível adequado, enquanto apenas 0,6% permaneceram abaixo do básico e 10,9% ficaram no nível básico. No total, mais de 88% atingiram níveis adequados ou avançados de proficiência.
Para Matheus Lincoln, especialista em Educação da rede SESI, os resultados positivos do programa refletem sua abordagem estruturada e sistêmica. O sucesso se deve à oferta de um módulo de aprendizagem personalizada focado na formação do professor, “Para ele trabalhar com as lacunas de aprendizagem dos estudantes, produzir um material específico para os alunos utilizarem nesse processo. Era um material didático e projetos voltados para temáticas de interesse da juventude”, explica.
A professora de Matemática do SESI Candeias (BA), Viviane Nery, destaca que o Programa MAP trouxe mudanças significativas para a sala de aula. “Os alunos ficaram mais participativos e confiantes para resolver as atividades, sem medo de estar errando. Eles começaram a expor melhor as ideias, o raciocínio, e isso fortaleceu também o aprendizado coletivo. Acho que o maior ganho foi ver que eles não ficaram presos só em decorar fórmulas e métodos, mas passaram a compreender a Matemática de forma mais prática e significativa”, afirma.
Além de melhorar as habilidades acadêmicas, o programa tem contribuído para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como pensamento crítico, criatividade, engajamento, autoconfiança e controle emocional.
Para a pedagoga Tatiana Dalla, que atua no Ensino Fundamental 1 (do infantil ao 5º ano) há 15 anos, o impacto do programa vai além da aprendizagem em si, ajudando a reduzir desigualdades educacionais. “Programas como esse são fundamentais, por trazerem todos os alunos para o mesmo parâmetro. O principal ganho desse projeto, além de trazer o aluno como protagonista, é exatamente diminuir essa desigualdade educacional. Trazer para esse aluno a condição de competir de igual para igual com qualquer outro, seja de escola particular, seja da escola pública, é muito importante”, avalia.
A metodologia do programa é simples e estruturada. Cada escola analisa o histórico de aprendizagem dos alunos e seleciona duas áreas do conhecimento para reforço. Os professores elaboram um cronograma específico, com aulas consecutivas e formatos inovadores, como a aprendizagem baseada em projetos, que incentiva o protagonismo e o engajamento.
Atualmente, o MAP está presente em 186 escolas da rede SESI. O programa foi estruturado com base nos Mapas de Foco da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Matrizes Curriculares da rede. A partir de 2026, será ampliado para turmas do ensino fundamental, do 4º ao 9º ano, inspirado no sucesso do projeto no Ensino Médio.
“A gente pode dizer que é um pacto da rede SESI com a qualidade da educação e que nenhum estudante fica para trás na nossa rede. Então, o objetivo também de fazer essa expansão é essa garantia de uma aprendizagem de qualidade que transforma vidas e que dá condições do aluno ser protagonista do seu projeto de vida”, completa Lincoln.
A poucos dias para o fim do prazo para a participação do Levantamento Retrato da Educação Infantil 2025, 12% dos municípios brasileiros ainda não responderam o questionário. A informação é do Ministério da Educação (MEC). A data limite vai até 29 de setembro.
O levantamento tem caráter diagnóstico e é considerado essencial para subsidiar políticas públicas voltadas à educação de crianças de 0 a 5 anos. Municípios que não enviarem as respostas dentro do prazo terão sua realidade excluída do estudo, o que pode comprometer a participação em futuras iniciativas de apoio técnico e financeiro da União.
Cida Camarano, professora do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal, destaca a importância do diagnóstico: “É visibilizar as proposições para as políticas públicas de educação infantil considerando uma análise dos dados complementares das redes de ensino. Reiterando os princípios da colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento das formas de cooperação com os municípios, para a garantia dos direitos de aprendizagem e do desenvolvimento integral dos bebês e das crianças matriculadas na educação infantil.”
A pesquisa está dividida em cinco blocos temáticos e leva, em média, 30 minutos para ser concluída. O questionário deve ser respondido por todos os 5,5 mil municípios do país, inclusive por aqueles que não registram crianças fora da escola, já que esses dados também são relevantes para compor o diagnóstico nacional.
A coleta de dados é feita por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), onde o questionário deve ser preenchido pelo secretário municipal de educação ou por pessoa formalmente designada. A prorrogação ocorreu após relatos de instabilidade no sistema, para evitar prejuízos na participação dos entes federados.
Os candidatos e candidatas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) já podem acessar os cartões de confirmação de inscrição, com a indicação do local de prova. O acesso deve ser feito pelo site oficial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além do local e horário de prova, o cartão de confirmação também inclui informações como: número de inscrição e registra se a pessoa terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
A indicação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da FGV é de que os candidatos levem o cartão impresso no dia da realização da prova para facilitar a localização – mas a impressão não é obrigatória.
Para cargos de nível superior, a prova objetiva será aplicada em 5 de outubro, das 13h às 18h. Já a discursiva será aplicada em 7 de dezembro, das 13h às 16h.
Já os candidatos a cargos de nível intermediário farão as provas nos mesmos dias, mas em horários compactados. Confira: 5 de outubro, das 13h às 16h30, e 7 de dezembro, das 13h às 15h.
Com menos de um mês para aplicação do CNU, o professor e sócio-diretor do Os Pedagógicos, William Dornela, reforça a importância de manter o foco estratégico e da realização de revisões de conteúdos.
“A preparação para o CNU exige muita estratégia. No início, o ideal é montar um cronograma com planejamento de estudos bem equilibrado, mantendo as disciplinas de estudos digital, focar muito na leitura com teoria, resolução de questões, mas agora, na reta final, a prioridade é, com certeza, intensificar as revisões, fazer simulados cronometrados e reforçar aqueles pontos que você identifica como mais fraco na sua preparação. Não é hora de aprender conteúdo novo, mas de melhorar os pontos fortes”, diz.
O artista visual Estevão da Silva Costa, 33 anos, morador de Ceilândia Norte (DF), tem se preparado diariamente para a prova, com enfoque na redação.
“Minha preparação tem sido uma hora de estudo por dia, eu já trabalho em uma plataforma para preparação de concursos, então eu já tenho acesso garantido. Então tem sido minha forma de estudo, eu tenho tentado seguir por cada eixo do bloco, como são mais ou menos acho que cinco eixos típicos, então eu tô tentando focar em sintetizar cada eixo dentro dos estudos, mas o meu foco principal é a redação, porque foi o que pesou mais na minha nota no ano passado”, conta.
Na avaliação de Dornela, considerando a proximidade da prova, os candidatos devem focar as energias nos temas de maior peso por bloco e cargo almejado. “A dica então é você revisar todos os conteúdos mas principalmente aqueles que têm um peso maior. Tem conteúdos que podem ter até peso 4. Então esse momento é focar nessas disciplinas e também fazer as últimas questões da banca FGV”, pontua.
Considerando a extensão do período de prova, Dornela destaca a importância do descanso no dia anterior à realização do certame.
“No dia anterior da prova, o ideal é não exagerar nos estudos. É mais produtivo você revisar materiais, mapas mentais que você já fez e não se sobrecarregar. É ideal você ter uma boa noite de sono, chegar antecipadamente para o horário da sua prova, conferir todos os documentos, não ter conversas ali sobre conteúdos que podem te deixar inseguros e para controlar a ansiedade, uma técnica de respiração, manter pensamento positivo e lembrar que a prova é uma etapa, não é o fim da jornada”, menciona o professor.
“Estar com a mente tranquila pode fazer muita diferença”, completa.
A segunda edição do CPNU oferta 3,6 mil vagas em 32 órgãos e entidades. De acordo com a pasta, as provas acontecerão em 228 cidades.
Entre as vagas ofertadas, Estevão almeja conquistar uma vaga de Analista Técnico de Política Social (ATPS), na Agência Nacional do Cinema. As expectativas para sua segunda edição do CNU estão altas, mas ele disse que espera mais flexibilidade nos horários e acessibilidade para os locais de prova neste ano.
“Espero que a organização tanto horários quanto salas e instituições que vão aplicar a prova, especificamente as escolas, sejam mais acessíveis e que os horários sejam um pouco mais flexíveis, porque no ano passado foi muito cansativo, tanto o tempo da prova quanto o número de questões e também o tempo de espera para poder levar a prova para casa, eu achei que foi um pouco inflexível”, pontua o concurseiro.
CNU: Cronograma do concurso